ESTA COMUNICAÇÃO TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR REFLEXÕES PARCIAIS A CERCA DE UM ESTUDO QUE BUSCA COMPREENDER COMO OS/AS JOVENS ESTUDANTES DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS VIVENCIAM SUA CONDIÇÃO JUVENIL E DÃO SENTIDOS ÀS SUAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. ESTA INVESTIGAÇÃO ESTÁ VINCULADA AO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFMG, CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO. PARA TANTO ESTAMOS REALIZANDO UMA INVESTIGAÇÃO DE CUNHO QUALITATIVO. OS INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS ABRANGEM FONTES PRIMÁRIAS COMO REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, OBSERVAÇÃO, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. E FONTES SECUNDÁRIAS COMO ANÁLISE DOCUMENTAL. SOB O PONTO DE VISTA DOS JOVENS E BASEADA NOS ESTUDOS DA SOCIOLOGIA DA JUVENTUDE E DA EXPERIÊNCIA, TENDO COMO SUPORTE TEÓRICO OS ESTUDOS DE DAYRELL (2007), SPOSITO (2002), PAIS (2001), ABRANDES (2003), DUBET (1994), ESTA INVESTIGAÇÃO BUSCA TECER REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA DA CONDIÇÃO JUVENIL E EVIDENCIAR AS QUESTÕES PRÓPRIAS DOS JOVENS AO EXPERIMENTAR O FORMATO DE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL, ALIANDO EDUCAÇÃO BÁSICA E TÉCNICA. CONSIDERANDO A RECENTE EXPANSÃO DA REDE TÉCNICA FEDERAL, QUE IMPÔS UMA NOVA CONFIGURAÇÃO DAS ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS NO CONTEXTO NACIONAL BRASILEIRO E A NECESSIDADE DE AMPLIAR E APROFUNDAR OS ESTUDOS SOBRE OS SUJEITOS QUE INTEGRAM ESSA FASE DO ENSINO, ACREDITAMOS QUE A PRESENTE PESQUISA PODE CONTRIBUIR PARA O CAMPO DAS REFLEXÕES SOBRE A TRÍADE JOVENS, EXPERIÊNCIAS JUVENIS E ENSINO MÉDIO INTEGRADO.