O ARTIGO PROBLEMATIZA OS EFEITOS DA TECNOCI?NCIA VINCULADA ? GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL NA FORMA??O DO T?CNICO AGR?COLA DO IFRS-SERT?O. O MATERIAL DE PESQUISA ? CONSTITU?DO POR ENTREVISTAS REALIZADAS COM 4 EGRESSOS DO CURSO T?CNICO EM AGROPECU?RIA INTEGRADO AO ENSINO M?DIO DA REFERIDA INSTITUI??O. EM TERMOS METODOL?GICOS FOI REALIZADO UMA PESQUISA QUALITATIVA, SENDO OS DADOS ESCRUTINADOS NA PERSPECTIVA DA AN?LISE DO DISCURSO, COMO PROPOSTA POR MICHEL FOUCAULT. O EXAME DAS ENTREVISTAS MOSTROU QUE A TECNOCI?NCIA: A) ? UMA FORMA DE EXERC?CIO DA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL. B) SUSTENTADA POR DETERMINADAS VERDADES GOVERNA OS ESTUDANTES A ADMITIR QUE ? O QUE PODE LEV?-LOS A CONSEGUIR EXCELENTES COLOCA??ES NO MERCADO DE TRABALHO AGR?COLA. CONCLUI-SE, POR FIM, QUE O REFERIDO CURSO T?CNICO CONDUZ OS ALUNOS A ADMITIR QUE A TECNOCI?NCIA ? O QUE PODE LEV?-LOS AO SUCESSO EM SUA VIDA PROFISSIONAL E QUE, PARA ISSO, A CONTINUIDADE NOS ESTUDOS ? IMPORTANTE.