Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE DO BRASIL SOBRE A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

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      A PRÁTICA LABORATORIAL É IMPRESCINDÍVEL NO PROCESSO PEDAGÓGICO, PROMOVENDO O APROVEITAMENTO \r\n
      DO CONTEÚDO TEÓRICO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO \r\n
      CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS \r\n
      LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA. A PESQUISA É UM ESTUDO DE CASO, DE CARÁTER QUANTITATIVO, \r\n
      INVESTIGATIVO E EXPLORATÓRIO, ONDE FORAM APLICADOS, NOS DIAS 14 E 15 DE ABRIL DE 2021, UM \r\n
      QUESTIONÁRIO PRODUZIDO NO GOOGLE FORMS, CONTENDO CINCO QUESTÕES OBJETIVAS. O PÚBLICO ALVO \r\n
      FORAM ALUNOS DO TERCEIRO AO NONO PERÍODO, QUE CURSARAM, PRESENCIALMENTE, DISCIPLINAS OFERTADAS \r\n
      NA ÁREA DE BOTÂNICA. O QUESTIONÁRIO ABRANGEU 23 PARTICIPANTES. AS RESPOSTAS INDICARAM QUE 73,9% \r\n
      DOS ENTREVISTADOS CURSARAM TRÊS OU MAIS DISCIPLINAS DE BOTÂNICA, 17,4% DUAS DISCIPLINAS E 8,7% \r\n
      APENAS UMA. OS DADOS REVELARAM QUE 95,7% TIVERAM AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO E 4,3% NÃO \r\n
      TIVERAM. QUANTO A METODOLOGIA ADOTADA PELO(A) PROFESSOR(A), 34,8% CONSIDERARAM ÓTIMA, 60,9% \r\n
      CONSIDERARAM BOA E 4,3% REGULAR. SOBRE A ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS APÓS AS PRÁTICAS, \r\n
      91,4% AFIRMARAM QUE AS PRÁTICAS FAVORECERAM O APRENDIZADO, 4,3% DISSERAM QUE NÃO \r\n
      COMPREENDERAM OS ASSUNTOS, MESMO APÓS AS PRÁTICAS, E 4,3% RELATARAM QUE NÃO FORAM OFERTADAS \r\n
      PRÁTICAS. QUANDO QUESTIONADOS SE AS PRÁTICAS COLABORARAM PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA, 87% \r\n
      DISSERAM QUE CONTRIBUÍRAM MUITO, 8,7% POUCO E 4,3% QUE NÃO CONTRIBUÍRAM. CONCLUI-SE, QUE AS \r\n
      AULAS PRÁTICAS DE BOTÂNICA, DESENVOLVIDAS EM LABORATÓRIO, FORAM FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DOS \r\n
      ACADÊMICOS DO CURSO INVESTIGADO, AMPLIANDO O CONHECIMENTO DESSES ALUNOS ACERCA DOS CONTEÚDOS \r\n
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A PRÁTICA LABORATORIAL É IMPRESCINDÍVEL NO PROCESSO PEDAGÓGICO, PROMOVENDO O APROVEITAMENTO DO CONTEÚDO TEÓRICO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA. A PESQUISA É UM ESTUDO DE CASO, DE CARÁTER QUANTITATIVO, INVESTIGATIVO E EXPLORATÓRIO, ONDE FORAM APLICADOS, NOS DIAS 14 E 15 DE ABRIL DE 2021, UM QUESTIONÁRIO PRODUZIDO NO GOOGLE FORMS, CONTENDO CINCO QUESTÕES OBJETIVAS. O PÚBLICO ALVO FORAM ALUNOS DO TERCEIRO AO NONO PERÍODO, QUE CURSARAM, PRESENCIALMENTE, DISCIPLINAS OFERTADAS NA ÁREA DE BOTÂNICA. O QUESTIONÁRIO ABRANGEU 23 PARTICIPANTES. AS RESPOSTAS INDICARAM QUE 73,9% DOS ENTREVISTADOS CURSARAM TRÊS OU MAIS DISCIPLINAS DE BOTÂNICA, 17,4% DUAS DISCIPLINAS E 8,7% APENAS UMA. OS DADOS REVELARAM QUE 95,7% TIVERAM AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO E 4,3% NÃO TIVERAM. QUANTO A METODOLOGIA ADOTADA PELO(A) PROFESSOR(A), 34,8% CONSIDERARAM ÓTIMA, 60,9% CONSIDERARAM BOA E 4,3% REGULAR. SOBRE A ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS APÓS AS PRÁTICAS, 91,4% AFIRMARAM QUE AS PRÁTICAS FAVORECERAM O APRENDIZADO, 4,3% DISSERAM QUE NÃO COMPREENDERAM OS ASSUNTOS, MESMO APÓS AS PRÁTICAS, E 4,3% RELATARAM QUE NÃO FORAM OFERTADAS PRÁTICAS. QUANDO QUESTIONADOS SE AS PRÁTICAS COLABORARAM PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA, 87% DISSERAM QUE CONTRIBUÍRAM MUITO, 8,7% POUCO E 4,3% QUE NÃO CONTRIBUÍRAM. CONCLUI-SE, QUE AS AULAS PRÁTICAS DE BOTÂNICA, DESENVOLVIDAS EM LABORATÓRIO, FORAM FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO INVESTIGADO, AMPLIANDO O CONHECIMENTO DESSES ALUNOS ACERCA DOS CONTEÚDOS PRESENTES NESSA ÁREA E COLABORANDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESSES INVESTIGADOS.

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