A PRÁTICA LABORATORIAL É IMPRESCINDÍVEL NO PROCESSO PEDAGÓGICO, PROMOVENDO O APROVEITAMENTO
DO CONTEÚDO TEÓRICO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS
LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA. A PESQUISA É UM ESTUDO DE CASO, DE CARÁTER QUANTITATIVO,
INVESTIGATIVO E EXPLORATÓRIO, ONDE FORAM APLICADOS, NOS DIAS 14 E 15 DE ABRIL DE 2021, UM
QUESTIONÁRIO PRODUZIDO NO GOOGLE FORMS, CONTENDO CINCO QUESTÕES OBJETIVAS. O PÚBLICO ALVO
FORAM ALUNOS DO TERCEIRO AO NONO PERÍODO, QUE CURSARAM, PRESENCIALMENTE, DISCIPLINAS OFERTADAS
NA ÁREA DE BOTÂNICA. O QUESTIONÁRIO ABRANGEU 23 PARTICIPANTES. AS RESPOSTAS INDICARAM QUE 73,9%
DOS ENTREVISTADOS CURSARAM TRÊS OU MAIS DISCIPLINAS DE BOTÂNICA, 17,4% DUAS DISCIPLINAS E 8,7%
APENAS UMA. OS DADOS REVELARAM QUE 95,7% TIVERAM AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO E 4,3% NÃO
TIVERAM. QUANTO A METODOLOGIA ADOTADA PELO(A) PROFESSOR(A), 34,8% CONSIDERARAM ÓTIMA, 60,9%
CONSIDERARAM BOA E 4,3% REGULAR. SOBRE A ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS APÓS AS PRÁTICAS,
91,4% AFIRMARAM QUE AS PRÁTICAS FAVORECERAM O APRENDIZADO, 4,3% DISSERAM QUE NÃO
COMPREENDERAM OS ASSUNTOS, MESMO APÓS AS PRÁTICAS, E 4,3% RELATARAM QUE NÃO FORAM OFERTADAS
PRÁTICAS. QUANDO QUESTIONADOS SE AS PRÁTICAS COLABORARAM PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA, 87%
DISSERAM QUE CONTRIBUÍRAM MUITO, 8,7% POUCO E 4,3% QUE NÃO CONTRIBUÍRAM. CONCLUI-SE, QUE AS
AULAS PRÁTICAS DE BOTÂNICA, DESENVOLVIDAS EM LABORATÓRIO, FORAM FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DOS
ACADÊMICOS DO CURSO INVESTIGADO, AMPLIANDO O CONHECIMENTO DESSES ALUNOS ACERCA DOS CONTEÚDOS
PRESENTES NESSA ÁREA E COLABORANDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESSES INVESTIGADOS.