A PESQUISA PARTE DA PROBLEMÁTICA DE CONHECER COMO A MULHER-PROFESSORA VEM CAMINHANDO DURANTE O PERÍODO DE FORMAÇÃO EM PÓS-GRADUAÇÃO NO MESTRADO EM ENSINO TECNOLÓGICO. TEM POR OBJETIVO RELATAR OS DESAFIOS DE SER: MULHER-PROFESSORA E PESQUISADORA EM UM MESTRADO EM ENSINO TECNOLÓGICO EVIDENCIANDO OS PROCESSOS DE ORIENTAÇÃO E DESAFIOS DA ESCRITA DURANTE O AGRAVAMENTO DO PERÍODO PANDÊMICO. É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO APONTANDO A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SER MULHER, VISÕES DO PATRIARCALISMO AINDA PRESENTES DENTRO DA PERCEPÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE E TAMBÉM, DE RELATO DE EXPERIÊNCIA, EM QUE AS AUTORAS SE COLOCAM NA OBSERVAÇÃO DE SUAS PRÁTICAS DESTACANDO, A SOBRECARGA DE TRABALHO, E OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA PESQUISA. TEMOS COMO RESULTADOS A PERCEPÇÃO DAS AUTORAS DURANTE ESSE PERÍODO, DESTACANDO A TECNOLOGIA COMO FONTE DE COLABORAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE E A NECESSIDADE DE PENSAR AÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE COLABOREM DIRETAMENTE NA QUALIDADE DA PRÁTICA DOCENTE DA MULHER-PROFESSORA .