NO MODELO DE ENSINO TRADICIONAL O PROFESSOR É O DETENTOR DO CONHECIMENTO COM O EMPREGO DE AULAS EXPOSITIVAS, O QUE GERA A MEMORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS PELOS DISCENTES. ENTRETANTO, A PROMULGAÇÃO DAS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL TROUXE UM ENSINO SIGNIFICATIVO PARA O CORPO DISCENTE. ASSIM, HOUVE A NECESSIDADE DOS PROFESSORES EMPREGAREM METODOLOGIAS DE ENSINO QUE FORMASSEM CIDADÃOS CRÍTICOS. SENDO ASSIM, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR UMA DOCENTE DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO, NA ORIENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PAUTADAS NOS CONCEITOS DOS MODELOS ATÔMICOS PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. ESTUDO CRÍTICO-REFLEXIVO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, REALIZADO EM ABRIL DE 2021 COM OITO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA REDE PARTICULAR DE ENSINO LOCALIZADA EM UMA CIDADE DO DISTRITO FEDERAL. A CHARGE FOI CONSTRUÍDA PELOS ALUNOS TENDO COMO BASE OS MODELOS ATÔMICOS DE DALTON, THOMPSON, RUTHERFORD E BOHR, SENDO APRESENTADA E DISCUTIDA EM SALA DE AULA. A ATIVIDADE TRABALHOU NOS ALUNOS O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, PERMITIU MELHOR COMPREENSÃO DO ASSUNTO, ALÉM DE PROPICIAR MAIOR ENGAJAMENTO COM O TEMA DA AULA TENDO EM VISTA QUE ELES TIVERAM A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DOS SEUS CONHECIMENTOS.