ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL, APRESENTAR REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS RELACIONADOS À ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA (AC) E A INTER-RELAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA); ENFATIZANDO A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA IMPLEMENTAÇÃO DA AC NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO, O ESTUDO SE APOIA METODOLOGICAMENTE NOS PRESSUPOSTOS DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, SEGUINDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. DEVIDO AO CARÁTER POLISSÊMICO QUE O TERMO ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA APRESENTA NA LITERATURA, FAZ-SE NECESSÁRIO A AMPLA DIVULGAÇÃO DE DEBATES QUE ENVOLVAM A COMPREENSÃO DE TAL TERMO EM INTERFACE COM A CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. SABE-SE QUE OS PRECEITOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA ESTÃO RELACIONADOS À PROMOÇÃO DE UM ENSINO DE CIÊNCIAS QUE VIABILIZE QUE O INDIVÍDUO SEJA CAPAZ DE USAR O CONHECIMENTO CIENTIFICO EM SITUAÇÕES COTIDIANAS E EXERÇA SUA CIDADANIA DE MODO CRITICO, ATUANTE E TRANSFORMADOR EM SUA REALIDADE. A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A FORMAÇÃO DOCENTE, TENDO EM VISTA QUE O PREPARO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS É FATOR PREPONDERANTE PARA UM ENSINO SIGNIFICATIVO E CONTEXTUALIZADO NA REALIDADE DO ALUNO. CONTUDO, CONFORME DEMONSTRA O PRESENTE ESTUDO, MUITOS ASPECTOS PRECISAM SER PENSADOS E MELHORADOS PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, INCLUINDO A PROMOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFETIVAS QUE CONTEMPLEM À FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR.