O OBJETIVO GERAL DA PRESENTE INVESTIGAÇÃO É O DE ANALISAR A PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ALGUMAS PESQUISAS ACADÊMICAS QUE SE DEBRUÇARAM AS QUESTÕES DA EDUCAÇÃO SEXUAL. ESTE ESTUDO É RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DESCRITIVO-ANALÍTICA DESENVOLVIDA NO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE INFÂNCIA, FAMÍLIA E ESCOLARIZAÇÃO (GEPIFE-UNESP CNPQ), NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SEXUAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”, CAMPUS DE ARARAQUARA/SP, DURANTE O PERÍODO DE 2020 E 2021. UTILIZAMOS PARA TANTO OS FUNDAMENTOS DE PESQUISADORES DA ATUALIDADE QUE JUSTIFICAM E DEFENDEM UMA EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE DE MODO INTENCIONAL, SISTEMATIZADO E EMANCIPATÓRIO. COMO PROPOSTA METODOLÓGICA, REALIZAMOS PESQUISA NA BIBLIOTECA ONLINE DA UNESP – FCLAR, A FIM DE FILTRAR OS TRABALHOS ACADÊMICOS QUE DISCUTISSEM SOB UM VIÉS FORMATIVO AS TEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL E POSTERIORES DESDOBRAMENTOS ASSOCIADOS AOS CONTEXTOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ENQUANTO ACHADOS DA PESQUISA, ENFATIZAMOS A SÍNTESE E APONTAMENTOS ORIUNDOS DA DISCUSSÃO DAS PRINCIPAIS PESQUISAS, NAS QUAIS ENTENDEMOS QUE SE PROPUSERAM A ABRANGÊNCIA DE AÇÕES E ATIVIDADES INTERVENTIVAS DESTINADAS AO DESENVOLVIMENTO DE/POR UMA EDUCAÇÃO SEXUAL ESCOLAR DE MODO PLURALIZADO, FORMAL E SISTEMATIZADO. ASSIM, DENTRE OUTROS ASPECTOS E APÓS DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS SELECIONADOS TANTO PELAS BUSCAS ACADÊMICAS, QUANTO PELA REALIZAÇÃO DE LEITURAS INDEPENDENTES, FORAM EVIDENTES A REAL NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO SEXUAL NO QUE DIZ RESPEITO ÀS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUADA, A FIM DE INSTRUMENTALIZAR OS PROFESSORES E EDUCADORES DOS MÚLTIPLOS NÍVEIS EDUCACIONAIS.