Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR SOBRE A ADAPTAÇÃO PARA UM ALUNO AUTISTA DO 5º ANO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: ALUNO, AUTISTA, EDUCAÇAO, LIGUA PORTUGUESA, UM OLHAR SOBRE A ADAPTAÇAO PARA UM ALUNO AUTISTA Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80239
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 999
    "inscrito_id" => 3397
    "titulo" => """
      UM OLHAR SOBRE A ADAPTAÇÃO PARA UM ALUNO AUTISTA DO\r\n
      \r\n
      5º ANO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
      """
    "resumo" => """
      UM OLHAR SOBRE A ADAPTA??O PARA UM ALUNO AUTISTA DO 5? ANO NA DISCIPLINA DE L?NGUA PORTUGUESA\r\n
      MARIA JOS? SOUZA MONTEIRO 1\r\n
      VANESSA SOUSA BARBOSA 2\r\n
      \r\n
      INTRODU??O\r\n
      O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR E REFLETIR SOBRE AS A??ES DESENVOLVIDAS NO EST?GIO SUPERVISIONADO III, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR), REALIZADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PER?ODO ENTRE MAR?O E ABRIL DE 2021, NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID - 19. AS OBSERVA??ES FORAM FEITAS REMOTAMENTE, VISTO A REALIDADE OCASIONADA PELA DOEN?A E A NECESSIDADE DO ENSINO REMOTO, AMPARADAS PELO PARECER N. 05/2020 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCA??O (CNE).\r\n
      NESSE SENTIDO, O CORPO DOCENTE, FAMILIARES E OS ALUNOS TIVERAM QUE SE REINVENTAR E APRENDER A UTILIZAR NOVAS PLATAFORMAS ONLINE, POIS, TUDO O QUE ANTES ERA MEDIADO DENTRO DA SALA DE AULA, COM OS EDUCANDOS EM SUAS CARTEIRAS E O PROFESSOR UTILIZANDO O QUADRO, TEVE QUE SER ADAPTADO PARA O USO DE APLICATIVOS DE INTERNET, UM DELES NO QUAL O PROFESSOR PODE INTERAGIR COM A TURMA, OS ALUNOS COM SEUS COLEGAS E SEU PROFESSOR. \r\n
      ASSIM, O EST?GIO FOI REALIZADO NO COL?GIO DE APLICA??O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA NO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETIVO DE VIVENCIAR A INCLUS?O DENTRO DA SALA DE AULA E APRENDER SOBRE A FUTURA ATUA??O DA PROFISS?O\r\n
      O EST?GIO FOI ORGANIZADO EM QUATRO ETAPAS, SENDO ELAS: OBSERVA??O, PLANEJAMENTO, INTERVEN??O, E POR FIM, A ELABORA??O DO RELAT?RIO, ONDE APRESENTAMOS O PASSO A PASSO DE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PROCESSO DE EST?GIO.\r\n
      \r\n
      METODOLOGIA (OU MATERIAIS E M?TODOS)\r\n
      \tDURANTE A INTERVEN??O, OPTAMOS POR UTILIZAR UM JOGO VIRTUAL, QUE CONSISTIA EM UMA FORMA L?DICA DE APRENDER E COMPREENDER A ACENTUA??O DAS PALAVRAS. A PLATAFORMA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PROPOSTA FOI O GOOGLE MEET. PARA FAZER O USO DO JOGO EM SALA VIRTUAL, TODOS OS ALUNOS, PROFESSORA E ESTAGIARIAS DEVERIAM ESTAR LOGADAS NA SALA VIRTUAL DO MEET. \r\n
      \tO JOGO ERA DE TABULEIRO NO QUAL A PROFESSORA JOGAVA O DADO QUE CAIRIA EM UM DETERMINADO N?MERO, PARA A CRIAN?A ESCOLHIDA AVAN?AR NO TABULEIRO. LOGO, A ESTAGI?RIA FAZIA A LEITURA DA PERGUNTA DESIGNADA NAQUELA CASA E O ALUNO TERIA QUE DIZER QUAL A ACENTUA??O PRESENTE ALI. CASO ACERTA-SE O ALUNO CONTINUARIA NO JOGO E ERRANDO ELE TERIA QUE RETORNAR A CASA INICIAL. DESTA FORMA FOI OBSERVADO O QU?O IMPORTANTE ? TRABALHAR JOGOS L?DICOS DENTRO DESTE NOVO CONTEXTO DE ENSINO.\r\n
      \r\n
      REFERENCIAL TE?RICO\r\n
      \r\n
      EDUCA??O E DIVERSIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 ? UM TEMA RELEVANTE PARA TRABALHARMOS A INCLUS?O E A VALORIZA??O HUMANA.  INSTITUI??ES MUNDIAIS BUSCAM ESSE PROP?SITO UMA DELAS ? A UNESCO QUE TEM SE EMPENHADO EM VALORIZAR E RECONHECER AS DIFEREN?AS PARA COMBATER O RACISMO, A INTOLER?NCIA E O PRECONCEITO, (CARVALHO, 2012, P.18). \r\n
      ? UM GRANDE DESAFIO, E QUANDO SE TRATA DA CRIAN?A COM DEFICI?NCIA EM SISTEMA REMOTO ? AINDA MAIS DESAFIADOR, POIS FICA IMPOSSIBILITADO O CONTATO DIRETO COM OS COLEGAS E PROFESSOR, ONDE NESTA FASE ESCOLAR A INTERA??O SOCIAL DE FORMA MAIS S?LIDA E COMPLETA ? EXTREMAMENTE IMPORTANTE. \r\n
      O AUTISMO, OU TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), ? UM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO, OU SEJA, QUE COSTUMA APARECER LOGO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, COMPROMETENDO AS HABILIDADES COMUNICACIONAIS E DE INTERA??O SOCIAL. A LDB ASSEGURA ESTE DIREITO A CRIAN?A ESPECIAL, NO INCISO 1? DO ART.58 DIZ O SEGUINTE: HAVER?, QUANDO NECESS?RIO, SERVI?OS DE APOIO ESPECIALIZADO, NA ESCOLA REGULAR, PARA ATENDER ?S PECULIARIDADES DA CLIENTELA DE EDUCA??O ESPECIAL (LDB:  LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCA??O NACIONAL. ? BRAS?LIA: SENADO FEDERAL, COORDENA??O DE EDI??ES T?CNICAS, 2017, P. 40\r\n
      NOSSA EXPERI?NCIA NA TURMA DO 5? ANO COM UMA CRIAN?A AUTISTA, FOI MUITO RICA, POIS ELA INTERAGIA TOTALMENTE COM A TURMA E SEUS COLEGAS JUNTAMENTE COM ELA, PODEMOS IDENTIFICAR O RESPEITO DOS COLEGAS PELA ALUNA E DE COMO ELA SE ENVOLVIA NAS ATIVIDADES COM OS COLEGAS, A MEDIA??O DA PROFESSORA ERA FUNDAMENTAL PARA ESTA INCLUS?O, POIS A TODO MOMENTO ELA CONDUZIA A AULA COM VERSATILIDADE DE FORMA QUE TODOS SE ENVOLVESSEM COM AS ATIVIDADES, E ESSA VERSATILIDADE ? QUE N?S PROFESSORES EM FORMA??O PRECISAMOS ADQUIRIR, COMO DIZ, RODRIGUES, QUE ?A PROFISS?O DE PROFESSOR EXIGE IMENSA VERSATILIDADE, DADO QUE SE LHE PEDE QUE HAJA COM GRANDE AUTONOMIA E SEJA CAPAZ DE DELINEAR E DESENVOLVER PLANOS DE INTERVEN??O EM CONDI??ES MUITO DIFERENTES?.\r\n
      MESMO COM AS ATIVIDADES REGULARES ADAPTADAS PARA ELA COMO, HIST?RIAS EM QUADRINHO E MUITAS CORES, QUANDO OPTAMOS POR UMA ATIVIDADE L?DICA COM JOGO DE TRILHA DE ACENTUA??O, N?O FIZEMOS NENHUMA ALTERA??O CONDUZIMOS O JOGO COM TODA A TURMA E ELA INTERAGIU POSITIVAMENTE E DE FORMA MUITO ATIVA COM O JOGO E COM A TURMA, RESPEITAVA AS REGRAS, AGUARDAVA A SUA VEZ, PRESTAVA ATEN??O QUANDO A ESTAGI?RIA REPETIA A PALAVRA PARA QUE ELA PUDESSE IDENTIFICAR ONDE PRECISAVA DE ACENTUA??O.\r\n
      ISSO NOS MOSTRA A IMPORT?NCIA O PAPEL DO CONTE?DO ESCOLAR PARA QUE ESTA CRIAN?A SE SINTA PARTE DA TURMA E SE SENTIR INCLUSA COM NATURALIDADE, O JOGO POSSUI UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE, ALAIN (1957, P. 19) DEFENDE O EMPREGO DO JOGO NA ESCOLA. SUA JUSTIFICATIVA ? DE QUE O JOGO FAVORECE O APRENDIZADO PELO ERRO E ESTIMULA A EXPLORA??O E A SOLU??O DO PROBLEMA (KISHIMOTO, 2018).\r\n
      EST? ? A FUN??O DO JOGO, N?O ? APENAS UMA BRINCADEIRA ALEAT?RIA, MAS QUE POSSUI UM FIM QUE ? O APRENDIZADO, NESSA EXPERI?NCIA AS CRIAN?AS SE DIVERTIRAM E APRENDERAM, POIS, O JOGO POSSIBILITOU A ELA PENSAR SOBRE A PALAVRA E DEPOIS RESPONDE-LA, E MESMO QUANDO ERRAVAM, N?O SE SENTIAM CONSTRANGIDAS. SEGUNDO KISHIMOTO, ESSE ? O BENEF?CIO DO JOGO QUE ? ESTIMULAR A BUSCA POR RESPOSTAS, EM N?O CONSTRANGER QUANDO ERRA (KISHIMOTO, P.21, 2018). TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE MEDIR ESSE APRENDIZADO POSTERIORMENTE COM ATIVIDADES QUE ENVOLVIAM A ACENTUA??O, E NA MAIORIA DAS QUEST?ES ELES ACERTARAM.\r\n
      \r\n
      RESULTADOS E DISCUSS?O\r\n
      \r\n
      \tDURANTE A REALIZA??O DO JOGO FOI POSS?VEL OBSERVAR COMO A ALUNA AUTISTA SE DESENVOLVIA E PARTICIPAVA DA ATIVIDADE PROPOSTA, E COMO FOI A INTERA??O DELA COM SEUS COLEGAS, E DE AQUELA FORMA L?DICA DESPERTOU DE MANEIRA MUITO BOA A ATEN??O DA ALUNA, FOI DE SUMA IMPORT?NCIA, POIS ALI ELA DESPERTOU A SUA PARTICIPA??O, SE IDENTIFICOU, RESOLVENDO ASSIM SUAS QUEST?ES SOCIAIS. \r\n
      \tAS ATIVIDADES ANTERIORES DE FIXA??O DO CONTE?DO FORAM FEITAS ADAPTA??ES PARA ELA, POR?M NO JOGO N?O, NO ENTANTO MESMO N?O SENDO ADAPTADA A ALUNA PARTICIPOU ATIVAMENTE, SE ENGAJOU DENTRO DO JOGO L?DICO.\r\n
      \r\n
      CONSIDERA??ES FINAIS\r\n
      \r\n
      TRABALHAR A DIVERSIDADE EM CONTEXTO DE PANDEMIA FOI UM DESAFIO, POIS EXIGIU DE N?S UMA ATEN??O MAIS FOCADA PARA ALCAN?AR NOSSOS OBJETIVOS QUE ERA IDENTIFICAR A DIVERSIDADE EDUCACIONAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA.\r\n
      OS PLANEJAMENTOS FORAM IMPLEMENTADOS E OBTIVEMOS ?XITOS NOS RESULTADOS, O JOGO USADO COMO METODOLOGIA DE ENSINO FOI FUNDAMENTAL, POIS ENVOLVEU AS CRIAN?AS DE TODA A TURMA SEM EXCE??O, ATRAV?S DESTA INTERA??O PROMOVEMOS A INCLUS?O DE UMA ALUNA AUTISTA QUE SE SENTIU ACOLHIDA E FOI PARTICIPATIVA DURANTE TODA A AULA.\r\n
      OS ENCONTROS VIRTUAIS COM OS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, NA PREPARA??O DA EQUIPE ANTES E DURANTE A CONCLUS?O DO EST?GIO CONTRIBUIU PARA QUE PUD?SSEMOS COLABORAR COM O PROFESSOR DO CAMPO E LOGRAR ?XITOS NO DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO DOS EDUCANDOS\r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      REFER?NCIAS\r\n
      CARVALHO, ELMA J?LIA GON?ALVES, FAUTINO, ROSANGELA C?LIA (ORGANIZADORAS).~2.ED. MARING?: EDUEM, 2012.\r\n
      HTTPS://G1.GLOBO.COM/EDUCACAO/NOTICIA/2020/03/23/CORONAVIRUS-FAZ-EDUCACAO-A-DISTANCIESBARRAR-NO-DESAFIO-DO-ACESSO-A-INTERNET-E-DA-INEXPERIENCIA-DOS-ALUNOS.GHTML\r\n
      HTTPS://MONOGRAFIAS.BRASILESCOLA.UOL.COM.BR/EDUCACAO/EDUCACAO-LUDICA-OS-JOGOS-TABULEIRO-MODERNOS-COMO-FERRAMENTA-PEDAGOGICA.HTM\r\n
      HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/SEB/ARQUIVOS/PDF/EDUCINF/EDUINFPARQUALVOL1.PDF\r\n
      HTTPS://NOVAESCOLA.ORG.BR/CONTEUDO/274/VYGOTSKY-E-O-CONCEITO-DE-APRENDIZAGEM-MEDIADA\r\n
      HTTPS://WWW.UFRR.BR/ULTIMAS-NOTICIAS/6399-ESCOLA-AGROTECNICA-E-COLEGIO-DE-APLICACAO-DA-UFRR-IMPLEMENTAM-ENSINO-REMOTO\r\n
      MENDES, ENIC?IA GON?ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE S?O CARLOS, PROGRAMA DE P?S-GRADUA??O EM EDUCA??O ESPECIAL, REVISTA BRASILEIRA DE EDUCA??O V.11 N. 33 SET/DEZ. 2006.\r\n
      REGO, TERESA CRISTINA. VYGOTSKY: UMA PERSPECTIVA HIST?RICO-CULTURAL DA EDUCA??O/TERESA CRISTINA REGO. 25. ED. ? PETR?POLIS, RJ: VOZES, 2014. ?(EDUCA??O E CONHECIMENTO).\r\n
      RODRIGUES, DAVID, DEZ IDEIAS (MAL) FEITAS SOBRE EDUCA??O INCLUSIVA\r\n
      KISHIMOTO, TIZUKO MORCHIDA. O JOGO E A EDUCA??O INFANTIL / TIZUKO MORCHIDA KISHIMOTO. ? ED. REV. ? S?O PAULO, SP: CENGAGE LEARNING, 2018.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ALUNO, AUTISTA, EDUCAÇAO, LIGUA PORTUGUESA, UM OLHAR SOBRE A ADAPTAÇAO PARA UM ALUNO AUTISTA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA110_ID3397_29072021232625.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SOUSA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SOUSA BARBOSA"
    "autor_email" => "vanessasousabarbosa24@gma"
    "autor_ies" => "UFRR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80239
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 999
    "inscrito_id" => 3397
    "titulo" => """
      UM OLHAR SOBRE A ADAPTAÇÃO PARA UM ALUNO AUTISTA DO\r\n
      \r\n
      5º ANO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
      """
    "resumo" => """
      UM OLHAR SOBRE A ADAPTA??O PARA UM ALUNO AUTISTA DO 5? ANO NA DISCIPLINA DE L?NGUA PORTUGUESA\r\n
      MARIA JOS? SOUZA MONTEIRO 1\r\n
      VANESSA SOUSA BARBOSA 2\r\n
      \r\n
      INTRODU??O\r\n
      O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR E REFLETIR SOBRE AS A??ES DESENVOLVIDAS NO EST?GIO SUPERVISIONADO III, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR), REALIZADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PER?ODO ENTRE MAR?O E ABRIL DE 2021, NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID - 19. AS OBSERVA??ES FORAM FEITAS REMOTAMENTE, VISTO A REALIDADE OCASIONADA PELA DOEN?A E A NECESSIDADE DO ENSINO REMOTO, AMPARADAS PELO PARECER N. 05/2020 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCA??O (CNE).\r\n
      NESSE SENTIDO, O CORPO DOCENTE, FAMILIARES E OS ALUNOS TIVERAM QUE SE REINVENTAR E APRENDER A UTILIZAR NOVAS PLATAFORMAS ONLINE, POIS, TUDO O QUE ANTES ERA MEDIADO DENTRO DA SALA DE AULA, COM OS EDUCANDOS EM SUAS CARTEIRAS E O PROFESSOR UTILIZANDO O QUADRO, TEVE QUE SER ADAPTADO PARA O USO DE APLICATIVOS DE INTERNET, UM DELES NO QUAL O PROFESSOR PODE INTERAGIR COM A TURMA, OS ALUNOS COM SEUS COLEGAS E SEU PROFESSOR. \r\n
      ASSIM, O EST?GIO FOI REALIZADO NO COL?GIO DE APLICA??O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA NO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETIVO DE VIVENCIAR A INCLUS?O DENTRO DA SALA DE AULA E APRENDER SOBRE A FUTURA ATUA??O DA PROFISS?O\r\n
      O EST?GIO FOI ORGANIZADO EM QUATRO ETAPAS, SENDO ELAS: OBSERVA??O, PLANEJAMENTO, INTERVEN??O, E POR FIM, A ELABORA??O DO RELAT?RIO, ONDE APRESENTAMOS O PASSO A PASSO DE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PROCESSO DE EST?GIO.\r\n
      \r\n
      METODOLOGIA (OU MATERIAIS E M?TODOS)\r\n
      \tDURANTE A INTERVEN??O, OPTAMOS POR UTILIZAR UM JOGO VIRTUAL, QUE CONSISTIA EM UMA FORMA L?DICA DE APRENDER E COMPREENDER A ACENTUA??O DAS PALAVRAS. A PLATAFORMA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PROPOSTA FOI O GOOGLE MEET. PARA FAZER O USO DO JOGO EM SALA VIRTUAL, TODOS OS ALUNOS, PROFESSORA E ESTAGIARIAS DEVERIAM ESTAR LOGADAS NA SALA VIRTUAL DO MEET. \r\n
      \tO JOGO ERA DE TABULEIRO NO QUAL A PROFESSORA JOGAVA O DADO QUE CAIRIA EM UM DETERMINADO N?MERO, PARA A CRIAN?A ESCOLHIDA AVAN?AR NO TABULEIRO. LOGO, A ESTAGI?RIA FAZIA A LEITURA DA PERGUNTA DESIGNADA NAQUELA CASA E O ALUNO TERIA QUE DIZER QUAL A ACENTUA??O PRESENTE ALI. CASO ACERTA-SE O ALUNO CONTINUARIA NO JOGO E ERRANDO ELE TERIA QUE RETORNAR A CASA INICIAL. DESTA FORMA FOI OBSERVADO O QU?O IMPORTANTE ? TRABALHAR JOGOS L?DICOS DENTRO DESTE NOVO CONTEXTO DE ENSINO.\r\n
      \r\n
      REFERENCIAL TE?RICO\r\n
      \r\n
      EDUCA??O E DIVERSIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 ? UM TEMA RELEVANTE PARA TRABALHARMOS A INCLUS?O E A VALORIZA??O HUMANA.  INSTITUI??ES MUNDIAIS BUSCAM ESSE PROP?SITO UMA DELAS ? A UNESCO QUE TEM SE EMPENHADO EM VALORIZAR E RECONHECER AS DIFEREN?AS PARA COMBATER O RACISMO, A INTOLER?NCIA E O PRECONCEITO, (CARVALHO, 2012, P.18). \r\n
      ? UM GRANDE DESAFIO, E QUANDO SE TRATA DA CRIAN?A COM DEFICI?NCIA EM SISTEMA REMOTO ? AINDA MAIS DESAFIADOR, POIS FICA IMPOSSIBILITADO O CONTATO DIRETO COM OS COLEGAS E PROFESSOR, ONDE NESTA FASE ESCOLAR A INTERA??O SOCIAL DE FORMA MAIS S?LIDA E COMPLETA ? EXTREMAMENTE IMPORTANTE. \r\n
      O AUTISMO, OU TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), ? UM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO, OU SEJA, QUE COSTUMA APARECER LOGO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, COMPROMETENDO AS HABILIDADES COMUNICACIONAIS E DE INTERA??O SOCIAL. A LDB ASSEGURA ESTE DIREITO A CRIAN?A ESPECIAL, NO INCISO 1? DO ART.58 DIZ O SEGUINTE: HAVER?, QUANDO NECESS?RIO, SERVI?OS DE APOIO ESPECIALIZADO, NA ESCOLA REGULAR, PARA ATENDER ?S PECULIARIDADES DA CLIENTELA DE EDUCA??O ESPECIAL (LDB:  LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCA??O NACIONAL. ? BRAS?LIA: SENADO FEDERAL, COORDENA??O DE EDI??ES T?CNICAS, 2017, P. 40\r\n
      NOSSA EXPERI?NCIA NA TURMA DO 5? ANO COM UMA CRIAN?A AUTISTA, FOI MUITO RICA, POIS ELA INTERAGIA TOTALMENTE COM A TURMA E SEUS COLEGAS JUNTAMENTE COM ELA, PODEMOS IDENTIFICAR O RESPEITO DOS COLEGAS PELA ALUNA E DE COMO ELA SE ENVOLVIA NAS ATIVIDADES COM OS COLEGAS, A MEDIA??O DA PROFESSORA ERA FUNDAMENTAL PARA ESTA INCLUS?O, POIS A TODO MOMENTO ELA CONDUZIA A AULA COM VERSATILIDADE DE FORMA QUE TODOS SE ENVOLVESSEM COM AS ATIVIDADES, E ESSA VERSATILIDADE ? QUE N?S PROFESSORES EM FORMA??O PRECISAMOS ADQUIRIR, COMO DIZ, RODRIGUES, QUE ?A PROFISS?O DE PROFESSOR EXIGE IMENSA VERSATILIDADE, DADO QUE SE LHE PEDE QUE HAJA COM GRANDE AUTONOMIA E SEJA CAPAZ DE DELINEAR E DESENVOLVER PLANOS DE INTERVEN??O EM CONDI??ES MUITO DIFERENTES?.\r\n
      MESMO COM AS ATIVIDADES REGULARES ADAPTADAS PARA ELA COMO, HIST?RIAS EM QUADRINHO E MUITAS CORES, QUANDO OPTAMOS POR UMA ATIVIDADE L?DICA COM JOGO DE TRILHA DE ACENTUA??O, N?O FIZEMOS NENHUMA ALTERA??O CONDUZIMOS O JOGO COM TODA A TURMA E ELA INTERAGIU POSITIVAMENTE E DE FORMA MUITO ATIVA COM O JOGO E COM A TURMA, RESPEITAVA AS REGRAS, AGUARDAVA A SUA VEZ, PRESTAVA ATEN??O QUANDO A ESTAGI?RIA REPETIA A PALAVRA PARA QUE ELA PUDESSE IDENTIFICAR ONDE PRECISAVA DE ACENTUA??O.\r\n
      ISSO NOS MOSTRA A IMPORT?NCIA O PAPEL DO CONTE?DO ESCOLAR PARA QUE ESTA CRIAN?A SE SINTA PARTE DA TURMA E SE SENTIR INCLUSA COM NATURALIDADE, O JOGO POSSUI UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE, ALAIN (1957, P. 19) DEFENDE O EMPREGO DO JOGO NA ESCOLA. SUA JUSTIFICATIVA ? DE QUE O JOGO FAVORECE O APRENDIZADO PELO ERRO E ESTIMULA A EXPLORA??O E A SOLU??O DO PROBLEMA (KISHIMOTO, 2018).\r\n
      EST? ? A FUN??O DO JOGO, N?O ? APENAS UMA BRINCADEIRA ALEAT?RIA, MAS QUE POSSUI UM FIM QUE ? O APRENDIZADO, NESSA EXPERI?NCIA AS CRIAN?AS SE DIVERTIRAM E APRENDERAM, POIS, O JOGO POSSIBILITOU A ELA PENSAR SOBRE A PALAVRA E DEPOIS RESPONDE-LA, E MESMO QUANDO ERRAVAM, N?O SE SENTIAM CONSTRANGIDAS. SEGUNDO KISHIMOTO, ESSE ? O BENEF?CIO DO JOGO QUE ? ESTIMULAR A BUSCA POR RESPOSTAS, EM N?O CONSTRANGER QUANDO ERRA (KISHIMOTO, P.21, 2018). TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE MEDIR ESSE APRENDIZADO POSTERIORMENTE COM ATIVIDADES QUE ENVOLVIAM A ACENTUA??O, E NA MAIORIA DAS QUEST?ES ELES ACERTARAM.\r\n
      \r\n
      RESULTADOS E DISCUSS?O\r\n
      \r\n
      \tDURANTE A REALIZA??O DO JOGO FOI POSS?VEL OBSERVAR COMO A ALUNA AUTISTA SE DESENVOLVIA E PARTICIPAVA DA ATIVIDADE PROPOSTA, E COMO FOI A INTERA??O DELA COM SEUS COLEGAS, E DE AQUELA FORMA L?DICA DESPERTOU DE MANEIRA MUITO BOA A ATEN??O DA ALUNA, FOI DE SUMA IMPORT?NCIA, POIS ALI ELA DESPERTOU A SUA PARTICIPA??O, SE IDENTIFICOU, RESOLVENDO ASSIM SUAS QUEST?ES SOCIAIS. \r\n
      \tAS ATIVIDADES ANTERIORES DE FIXA??O DO CONTE?DO FORAM FEITAS ADAPTA??ES PARA ELA, POR?M NO JOGO N?O, NO ENTANTO MESMO N?O SENDO ADAPTADA A ALUNA PARTICIPOU ATIVAMENTE, SE ENGAJOU DENTRO DO JOGO L?DICO.\r\n
      \r\n
      CONSIDERA??ES FINAIS\r\n
      \r\n
      TRABALHAR A DIVERSIDADE EM CONTEXTO DE PANDEMIA FOI UM DESAFIO, POIS EXIGIU DE N?S UMA ATEN??O MAIS FOCADA PARA ALCAN?AR NOSSOS OBJETIVOS QUE ERA IDENTIFICAR A DIVERSIDADE EDUCACIONAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA.\r\n
      OS PLANEJAMENTOS FORAM IMPLEMENTADOS E OBTIVEMOS ?XITOS NOS RESULTADOS, O JOGO USADO COMO METODOLOGIA DE ENSINO FOI FUNDAMENTAL, POIS ENVOLVEU AS CRIAN?AS DE TODA A TURMA SEM EXCE??O, ATRAV?S DESTA INTERA??O PROMOVEMOS A INCLUS?O DE UMA ALUNA AUTISTA QUE SE SENTIU ACOLHIDA E FOI PARTICIPATIVA DURANTE TODA A AULA.\r\n
      OS ENCONTROS VIRTUAIS COM OS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, NA PREPARA??O DA EQUIPE ANTES E DURANTE A CONCLUS?O DO EST?GIO CONTRIBUIU PARA QUE PUD?SSEMOS COLABORAR COM O PROFESSOR DO CAMPO E LOGRAR ?XITOS NO DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO DOS EDUCANDOS\r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      REFER?NCIAS\r\n
      CARVALHO, ELMA J?LIA GON?ALVES, FAUTINO, ROSANGELA C?LIA (ORGANIZADORAS).~2.ED. MARING?: EDUEM, 2012.\r\n
      HTTPS://G1.GLOBO.COM/EDUCACAO/NOTICIA/2020/03/23/CORONAVIRUS-FAZ-EDUCACAO-A-DISTANCIESBARRAR-NO-DESAFIO-DO-ACESSO-A-INTERNET-E-DA-INEXPERIENCIA-DOS-ALUNOS.GHTML\r\n
      HTTPS://MONOGRAFIAS.BRASILESCOLA.UOL.COM.BR/EDUCACAO/EDUCACAO-LUDICA-OS-JOGOS-TABULEIRO-MODERNOS-COMO-FERRAMENTA-PEDAGOGICA.HTM\r\n
      HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/SEB/ARQUIVOS/PDF/EDUCINF/EDUINFPARQUALVOL1.PDF\r\n
      HTTPS://NOVAESCOLA.ORG.BR/CONTEUDO/274/VYGOTSKY-E-O-CONCEITO-DE-APRENDIZAGEM-MEDIADA\r\n
      HTTPS://WWW.UFRR.BR/ULTIMAS-NOTICIAS/6399-ESCOLA-AGROTECNICA-E-COLEGIO-DE-APLICACAO-DA-UFRR-IMPLEMENTAM-ENSINO-REMOTO\r\n
      MENDES, ENIC?IA GON?ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE S?O CARLOS, PROGRAMA DE P?S-GRADUA??O EM EDUCA??O ESPECIAL, REVISTA BRASILEIRA DE EDUCA??O V.11 N. 33 SET/DEZ. 2006.\r\n
      REGO, TERESA CRISTINA. VYGOTSKY: UMA PERSPECTIVA HIST?RICO-CULTURAL DA EDUCA??O/TERESA CRISTINA REGO. 25. ED. ? PETR?POLIS, RJ: VOZES, 2014. ?(EDUCA??O E CONHECIMENTO).\r\n
      RODRIGUES, DAVID, DEZ IDEIAS (MAL) FEITAS SOBRE EDUCA??O INCLUSIVA\r\n
      KISHIMOTO, TIZUKO MORCHIDA. O JOGO E A EDUCA??O INFANTIL / TIZUKO MORCHIDA KISHIMOTO. ? ED. REV. ? S?O PAULO, SP: CENGAGE LEARNING, 2018.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ALUNO, AUTISTA, EDUCAÇAO, LIGUA PORTUGUESA, UM OLHAR SOBRE A ADAPTAÇAO PARA UM ALUNO AUTISTA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA110_ID3397_29072021232625.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SOUSA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SOUSA BARBOSA"
    "autor_email" => "vanessasousabarbosa24@gma"
    "autor_ies" => "UFRR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

UM OLHAR SOBRE A ADAPTA??O PARA UM ALUNO AUTISTA DO 5? ANO NA DISCIPLINA DE L?NGUA PORTUGUESA MARIA JOS? SOUZA MONTEIRO 1 VANESSA SOUSA BARBOSA 2 INTRODU??O O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR E REFLETIR SOBRE AS A??ES DESENVOLVIDAS NO EST?GIO SUPERVISIONADO III, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR), REALIZADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PER?ODO ENTRE MAR?O E ABRIL DE 2021, NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID - 19. AS OBSERVA??ES FORAM FEITAS REMOTAMENTE, VISTO A REALIDADE OCASIONADA PELA DOEN?A E A NECESSIDADE DO ENSINO REMOTO, AMPARADAS PELO PARECER N. 05/2020 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCA??O (CNE). NESSE SENTIDO, O CORPO DOCENTE, FAMILIARES E OS ALUNOS TIVERAM QUE SE REINVENTAR E APRENDER A UTILIZAR NOVAS PLATAFORMAS ONLINE, POIS, TUDO O QUE ANTES ERA MEDIADO DENTRO DA SALA DE AULA, COM OS EDUCANDOS EM SUAS CARTEIRAS E O PROFESSOR UTILIZANDO O QUADRO, TEVE QUE SER ADAPTADO PARA O USO DE APLICATIVOS DE INTERNET, UM DELES NO QUAL O PROFESSOR PODE INTERAGIR COM A TURMA, OS ALUNOS COM SEUS COLEGAS E SEU PROFESSOR. ASSIM, O EST?GIO FOI REALIZADO NO COL?GIO DE APLICA??O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA NO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETIVO DE VIVENCIAR A INCLUS?O DENTRO DA SALA DE AULA E APRENDER SOBRE A FUTURA ATUA??O DA PROFISS?O O EST?GIO FOI ORGANIZADO EM QUATRO ETAPAS, SENDO ELAS: OBSERVA??O, PLANEJAMENTO, INTERVEN??O, E POR FIM, A ELABORA??O DO RELAT?RIO, ONDE APRESENTAMOS O PASSO A PASSO DE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PROCESSO DE EST?GIO. METODOLOGIA (OU MATERIAIS E M?TODOS) DURANTE A INTERVEN??O, OPTAMOS POR UTILIZAR UM JOGO VIRTUAL, QUE CONSISTIA EM UMA FORMA L?DICA DE APRENDER E COMPREENDER A ACENTUA??O DAS PALAVRAS. A PLATAFORMA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PROPOSTA FOI O GOOGLE MEET. PARA FAZER O USO DO JOGO EM SALA VIRTUAL, TODOS OS ALUNOS, PROFESSORA E ESTAGIARIAS DEVERIAM ESTAR LOGADAS NA SALA VIRTUAL DO MEET. O JOGO ERA DE TABULEIRO NO QUAL A PROFESSORA JOGAVA O DADO QUE CAIRIA EM UM DETERMINADO N?MERO, PARA A CRIAN?A ESCOLHIDA AVAN?AR NO TABULEIRO. LOGO, A ESTAGI?RIA FAZIA A LEITURA DA PERGUNTA DESIGNADA NAQUELA CASA E O ALUNO TERIA QUE DIZER QUAL A ACENTUA??O PRESENTE ALI. CASO ACERTA-SE O ALUNO CONTINUARIA NO JOGO E ERRANDO ELE TERIA QUE RETORNAR A CASA INICIAL. DESTA FORMA FOI OBSERVADO O QU?O IMPORTANTE ? TRABALHAR JOGOS L?DICOS DENTRO DESTE NOVO CONTEXTO DE ENSINO. REFERENCIAL TE?RICO EDUCA??O E DIVERSIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 ? UM TEMA RELEVANTE PARA TRABALHARMOS A INCLUS?O E A VALORIZA??O HUMANA. INSTITUI??ES MUNDIAIS BUSCAM ESSE PROP?SITO UMA DELAS ? A UNESCO QUE TEM SE EMPENHADO EM VALORIZAR E RECONHECER AS DIFEREN?AS PARA COMBATER O RACISMO, A INTOLER?NCIA E O PRECONCEITO, (CARVALHO, 2012, P.18). ? UM GRANDE DESAFIO, E QUANDO SE TRATA DA CRIAN?A COM DEFICI?NCIA EM SISTEMA REMOTO ? AINDA MAIS DESAFIADOR, POIS FICA IMPOSSIBILITADO O CONTATO DIRETO COM OS COLEGAS E PROFESSOR, ONDE NESTA FASE ESCOLAR A INTERA??O SOCIAL DE FORMA MAIS S?LIDA E COMPLETA ? EXTREMAMENTE IMPORTANTE. O AUTISMO, OU TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), ? UM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO, OU SEJA, QUE COSTUMA APARECER LOGO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, COMPROMETENDO AS HABILIDADES COMUNICACIONAIS E DE INTERA??O SOCIAL. A LDB ASSEGURA ESTE DIREITO A CRIAN?A ESPECIAL, NO INCISO 1? DO ART.58 DIZ O SEGUINTE: HAVER?, QUANDO NECESS?RIO, SERVI?OS DE APOIO ESPECIALIZADO, NA ESCOLA REGULAR, PARA ATENDER ?S PECULIARIDADES DA CLIENTELA DE EDUCA??O ESPECIAL (LDB: LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCA??O NACIONAL. ? BRAS?LIA: SENADO FEDERAL, COORDENA??O DE EDI??ES T?CNICAS, 2017, P. 40 NOSSA EXPERI?NCIA NA TURMA DO 5? ANO COM UMA CRIAN?A AUTISTA, FOI MUITO RICA, POIS ELA INTERAGIA TOTALMENTE COM A TURMA E SEUS COLEGAS JUNTAMENTE COM ELA, PODEMOS IDENTIFICAR O RESPEITO DOS COLEGAS PELA ALUNA E DE COMO ELA SE ENVOLVIA NAS ATIVIDADES COM OS COLEGAS, A MEDIA??O DA PROFESSORA ERA FUNDAMENTAL PARA ESTA INCLUS?O, POIS A TODO MOMENTO ELA CONDUZIA A AULA COM VERSATILIDADE DE FORMA QUE TODOS SE ENVOLVESSEM COM AS ATIVIDADES, E ESSA VERSATILIDADE ? QUE N?S PROFESSORES EM FORMA??O PRECISAMOS ADQUIRIR, COMO DIZ, RODRIGUES, QUE ?A PROFISS?O DE PROFESSOR EXIGE IMENSA VERSATILIDADE, DADO QUE SE LHE PEDE QUE HAJA COM GRANDE AUTONOMIA E SEJA CAPAZ DE DELINEAR E DESENVOLVER PLANOS DE INTERVEN??O EM CONDI??ES MUITO DIFERENTES?. MESMO COM AS ATIVIDADES REGULARES ADAPTADAS PARA ELA COMO, HIST?RIAS EM QUADRINHO E MUITAS CORES, QUANDO OPTAMOS POR UMA ATIVIDADE L?DICA COM JOGO DE TRILHA DE ACENTUA??O, N?O FIZEMOS NENHUMA ALTERA??O CONDUZIMOS O JOGO COM TODA A TURMA E ELA INTERAGIU POSITIVAMENTE E DE FORMA MUITO ATIVA COM O JOGO E COM A TURMA, RESPEITAVA AS REGRAS, AGUARDAVA A SUA VEZ, PRESTAVA ATEN??O QUANDO A ESTAGI?RIA REPETIA A PALAVRA PARA QUE ELA PUDESSE IDENTIFICAR ONDE PRECISAVA DE ACENTUA??O. ISSO NOS MOSTRA A IMPORT?NCIA O PAPEL DO CONTE?DO ESCOLAR PARA QUE ESTA CRIAN?A SE SINTA PARTE DA TURMA E SE SENTIR INCLUSA COM NATURALIDADE, O JOGO POSSUI UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE, ALAIN (1957, P. 19) DEFENDE O EMPREGO DO JOGO NA ESCOLA. SUA JUSTIFICATIVA ? DE QUE O JOGO FAVORECE O APRENDIZADO PELO ERRO E ESTIMULA A EXPLORA??O E A SOLU??O DO PROBLEMA (KISHIMOTO, 2018). EST? ? A FUN??O DO JOGO, N?O ? APENAS UMA BRINCADEIRA ALEAT?RIA, MAS QUE POSSUI UM FIM QUE ? O APRENDIZADO, NESSA EXPERI?NCIA AS CRIAN?AS SE DIVERTIRAM E APRENDERAM, POIS, O JOGO POSSIBILITOU A ELA PENSAR SOBRE A PALAVRA E DEPOIS RESPONDE-LA, E MESMO QUANDO ERRAVAM, N?O SE SENTIAM CONSTRANGIDAS. SEGUNDO KISHIMOTO, ESSE ? O BENEF?CIO DO JOGO QUE ? ESTIMULAR A BUSCA POR RESPOSTAS, EM N?O CONSTRANGER QUANDO ERRA (KISHIMOTO, P.21, 2018). TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE MEDIR ESSE APRENDIZADO POSTERIORMENTE COM ATIVIDADES QUE ENVOLVIAM A ACENTUA??O, E NA MAIORIA DAS QUEST?ES ELES ACERTARAM. RESULTADOS E DISCUSS?O DURANTE A REALIZA??O DO JOGO FOI POSS?VEL OBSERVAR COMO A ALUNA AUTISTA SE DESENVOLVIA E PARTICIPAVA DA ATIVIDADE PROPOSTA, E COMO FOI A INTERA??O DELA COM SEUS COLEGAS, E DE AQUELA FORMA L?DICA DESPERTOU DE MANEIRA MUITO BOA A ATEN??O DA ALUNA, FOI DE SUMA IMPORT?NCIA, POIS ALI ELA DESPERTOU A SUA PARTICIPA??O, SE IDENTIFICOU, RESOLVENDO ASSIM SUAS QUEST?ES SOCIAIS. AS ATIVIDADES ANTERIORES DE FIXA??O DO CONTE?DO FORAM FEITAS ADAPTA??ES PARA ELA, POR?M NO JOGO N?O, NO ENTANTO MESMO N?O SENDO ADAPTADA A ALUNA PARTICIPOU ATIVAMENTE, SE ENGAJOU DENTRO DO JOGO L?DICO. CONSIDERA??ES FINAIS TRABALHAR A DIVERSIDADE EM CONTEXTO DE PANDEMIA FOI UM DESAFIO, POIS EXIGIU DE N?S UMA ATEN??O MAIS FOCADA PARA ALCAN?AR NOSSOS OBJETIVOS QUE ERA IDENTIFICAR A DIVERSIDADE EDUCACIONAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA. OS PLANEJAMENTOS FORAM IMPLEMENTADOS E OBTIVEMOS ?XITOS NOS RESULTADOS, O JOGO USADO COMO METODOLOGIA DE ENSINO FOI FUNDAMENTAL, POIS ENVOLVEU AS CRIAN?AS DE TODA A TURMA SEM EXCE??O, ATRAV?S DESTA INTERA??O PROMOVEMOS A INCLUS?O DE UMA ALUNA AUTISTA QUE SE SENTIU ACOLHIDA E FOI PARTICIPATIVA DURANTE TODA A AULA. OS ENCONTROS VIRTUAIS COM OS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, NA PREPARA??O DA EQUIPE ANTES E DURANTE A CONCLUS?O DO EST?GIO CONTRIBUIU PARA QUE PUD?SSEMOS COLABORAR COM O PROFESSOR DO CAMPO E LOGRAR ?XITOS NO DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO DOS EDUCANDOS REFER?NCIAS CARVALHO, ELMA J?LIA GON?ALVES, FAUTINO, ROSANGELA C?LIA (ORGANIZADORAS).~2.ED. MARING?: EDUEM, 2012. HTTPS://G1.GLOBO.COM/EDUCACAO/NOTICIA/2020/03/23/CORONAVIRUS-FAZ-EDUCACAO-A-DISTANCIESBARRAR-NO-DESAFIO-DO-ACESSO-A-INTERNET-E-DA-INEXPERIENCIA-DOS-ALUNOS.GHTML HTTPS://MONOGRAFIAS.BRASILESCOLA.UOL.COM.BR/EDUCACAO/EDUCACAO-LUDICA-OS-JOGOS-TABULEIRO-MODERNOS-COMO-FERRAMENTA-PEDAGOGICA.HTM HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/SEB/ARQUIVOS/PDF/EDUCINF/EDUINFPARQUALVOL1.PDF HTTPS://NOVAESCOLA.ORG.BR/CONTEUDO/274/VYGOTSKY-E-O-CONCEITO-DE-APRENDIZAGEM-MEDIADA HTTPS://WWW.UFRR.BR/ULTIMAS-NOTICIAS/6399-ESCOLA-AGROTECNICA-E-COLEGIO-DE-APLICACAO-DA-UFRR-IMPLEMENTAM-ENSINO-REMOTO MENDES, ENIC?IA GON?ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE S?O CARLOS, PROGRAMA DE P?S-GRADUA??O EM EDUCA??O ESPECIAL, REVISTA BRASILEIRA DE EDUCA??O V.11 N. 33 SET/DEZ. 2006. REGO, TERESA CRISTINA. VYGOTSKY: UMA PERSPECTIVA HIST?RICO-CULTURAL DA EDUCA??O/TERESA CRISTINA REGO. 25. ED. ? PETR?POLIS, RJ: VOZES, 2014. ?(EDUCA??O E CONHECIMENTO). RODRIGUES, DAVID, DEZ IDEIAS (MAL) FEITAS SOBRE EDUCA??O INCLUSIVA KISHIMOTO, TIZUKO MORCHIDA. O JOGO E A EDUCA??O INFANTIL / TIZUKO MORCHIDA KISHIMOTO. ? ED. REV. ? S?O PAULO, SP: CENGAGE LEARNING, 2018.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.