RESUMO: ESTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NO MUNICÍPIO DE CACIMBINHAS, LOCALIZADO NO INTERIOR DE ALAGOAS, TOMANDO COMO AMOSTRA DUAS ESCOLAS PÚBLICAS E UMA PRIVADA, A ESCOLA ESTADUAL MUNIZ FALCÃO, A ESCOLA MUNICIPAL LICEU CACIMBINHENSE E O CENTRO EDUCACIONAL PROFª DARCY DUARTE DE AMORIM, RESPECTIVAMENTE. O ESTUDO OBJETIVA TORNAR PENSÁVEL E PÚBLICA A REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE HISTÓRIA, SUAS DEMANDAS E DESAFIOS NO TEMPO PRESENTE. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PERCORRE OS SABERES DE JöRN RüSEN, SÉRGIO HADDAD E CIRCE BITTENCOURT. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, TRABALHAMOS COM A ESCUTA DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE HUMANAS, COMO TAMBÉM EFETIVA ESCUTA DOS ALUNOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO E AULAS DINÂMICAS EXPERIMENTAIS APLICADAS PARA OBTENÇÃO DE RESULTADOS QUE EVIDENCIARAM COMO O PROFESSOR PODE CONTRIBUIR NO SEU FAZER PEDAGÓGICO PARA MELHORAR O DESEMPENHO ESCOLAR DE SEUS ALUNOS, DESPERTANDO O GOSTO PELA HISTÓRIA TORNANDO O ÂMBITO DA SALA DE AULA UM ESPAÇO ATRATIVO E RICO EM POSSIBILIDADES.