A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM PASSADO POR VARIADAS TRANSFORMAÇÕES A PARTIR DO MOMENTO EM QUE ELA FOI DESVINCULADA DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, TORNANDO-SE UMA DISCIPLINA ÚNICA E COM SUAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS. NESTE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER A COMPLEXIDADE ENVOLVIDA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MEDIANTE O FATO DE QUE QUEM MINISTRA TAL DISCIPLINA SÃO PEDAGOGOS E NÃO HISTORIADORES, BEM COMO A GRANDE PREOCUPAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS DE ENSINO EM TODO O CAMPO EDUCACIONAL, ALÉM DA HISTÓRIA, SOBRETUDO NO ENSINO VOLTADO ÀS CRIANÇAS PEQUENAS. MESMO ASSIM, HÁ POUCO MATERIAL QUE SE APROFUNDE SOBRE O ASSUNTO. PORTANTO, TORNA-SE DE GRANDE RELEVÂNCIA LEVANTAR DADOS ATUALIZADOS QUE DEMONSTREM AS POTENCIALIDADES INTERATIVAS QUE CONTRIBUAM PARA A REFLEXÃO DE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE COMO O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO EF PODE SE TORNAR MAIS ATRATIVO E SIGNIFICATIVO. NO DECORRER DO ESTUDO OBSERVAMOS QUE A DISCIPLINA DE HISTÓRIA TEM SOFRIDO, AO LONGO DO TEMPO, INÚMERAS TRANSFORMAÇÕES, SOBRETUDO EM SUA PRÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, E QUE DENTRE AS PRINCIPAIS TÉCNICAS ELENCADAS A FIM DE FACILITAR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS HISTÓRICAS NESTE NÍVEL DE ENSINO, DESTACA-SE A DIALOGICIDADE EM SALA DE AULA, QUE PODERÁ FOMENTAR A AÇÃO COMUNICATIVA ATRAVÉS DO ARGUMENTO, TRAZENDO PARA O ESPAÇO ESCOLAR ELEMENTOS PRÓPRIOS DA MEMÓRIA E CONSTRUTORES DA PRETENSÃO DE VALIDEZ EXISTENTE NO ALUNO.