ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE TRAZER ALGUMAS REFLEXÕES NO QUE DIZ RESPEITO AO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. ABORDAREMOS TAMBÉM AS QUESTÕES EMOCIONAIS VIVENCIADAS PELOS PROFESSORES E ALUNOS E COMO ELAS PODEM INFLUENCIAR NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, MOTOR E SOCIAL DESSES INDIVÍDUOS. PARA COMPLEMENTAR NOSSO DEBATE SOBRE O TEMA CONVIDAMOS TODOS A PENSAR SOBRE O QUANTO O ACOLHIMENTO E A EMPATIA É IMPORTANTE E DEVE ESTAR PRESENTE NESTE RETORNO E COMO O LÚDICO VAI AUXILIAR NESSE PROCESSO EDUCACIONAL TÃO IMPORTANTE PARA ESSAS CRIANÇAS QUE VOLTAM AO CONVÍVIO ESCOLAR DEPOIS DE PASSAREM POR UM LONGO PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL DEVIDO A COVID-19. PARA TERMOS CIENTÍFICO DESTE ESTUDO, ESTE TRABALHO TEM COMO PARÂMETRO METODOLÓGICO A ABORDAGEM DE REVISÃO DE LITERATURA SISTÊMICA CRIATIVA MONTUORI (2016) E WALKER (2016) COMO PROCEDIMENTO. PARA APROFUNDAMENTO DO TEMA TAMBÉM UTILIZAREMOS COMO BASE PARA ESTUDO E ESCRITA AUTORES COMO, PAÍN (1985), KISHIMOTO (2017), OLIVEIRA (2019), DANTAS (2019), FERREIRO (1999), TAILLE (2019), POSSEBON (2020) WALLON (1975). ANDRADE (1995) ENTRE OUTROS.