ESTE ESTUDO TOMA COMO BASE AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, CULTURA E CIÊNCIA, TENDO COMO OBJETIVO CARACTERIZAR AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE CULTURA NAS RELAÇÕES COM CIÊNCIA E EDUCAÇÃO. PARA ISSO, FUNDAMENTAMOS ESTE ESTUDO A PARTIR DA ABORDAGEM SEMIÓTICA DE CULTURA DA ANTROPOLOGIA INTERPRETATIVA. EM ADIÇÃO, CONSIDERAMOS AS PESQUISAS SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA RELACIONADAS À CULTURA. SOBRE A METODOLOGIA, TOMAMOS O PENSAMENTO QUALITATIVO COMO ORIENTADOR, ESCOLHENDO A PESQUISA-AÇÃO PARA ESTRUTURAR OS PROCEDIMENTOS DA PESQUISA. OS DADOS FORAM TOMADOS A PARTIR DO CONTEXTO DE UM CURSO DE DIFUSÃO E TRATADOS DE ACORDO COM A ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL. DE ACORDO COM NOSSA ANÁLISE, AS CONCEPÇÕES CARACTERIZADAS SE APROXIMAM DO QUE SE TEM DISCUTIDO NA LITERATURA. ADEMAIS, A DISCUSSÃO DAS TENSÕES IDENTIFICADAS NAS CONCEPÇÕES, OU SEJA, SOBRE O CONHECIMENTO, A NATUREZA DA CIÊNCIA E O CURRÍCULO, COLABORAM PARA O AVANÇO DA TEMÁTICA EM SALA DE AULA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.