ESTE TEXTO VISA APRESENTAR A FERRAMENTA DE AN?LISE DE CONTE?DO DENOMINADA ?MAPA CONCEITUAL ANOTADO?. ELE ? UMA AMPLIA??O DE OUTROS MAPAS QUE J? EXISTEM, POIS POSSUI ALGUMAS CARACTER?STICAS QUE CONTEMPLAM ALGUMAS NECESSIDADES PERCEBIDAS DAS DIFICULDADES QUE OS (AS) ALUNOS (AS) DESTA AUTORA APRESENTARAM E DA SUA PR?PRIA EXPERI?NCIA EM REALIZAR PESQUISA. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO ? DISPONIBILIZAR O INSTRUMENTO DE LEITURA APROFUNDADA E AN?LISE DE CONTE?DO ?MAPA CONCEITUAL ANOTADO?. E A QUEST?O PRINCIPAL QUE NORTEIA ESSE ESTUDO ? ?COMO O MAPA CONCEITUAL ANOTADO PODE SER APLICADO EM ESTUDOS E PESQUISAS ACAD?MICAS??. IDENTIFICOU-SE QUE ESSE MAPA APRESENTA VANTAGENS AO LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO, SENDO ELAS: A) TER UM PANORAMA GERAL DO TEXTO LIDO; B) EXTRAIR DA LEITURA DE UM TEXTO SOMENTE O QUE IMPORTA PARA A PESQUISA; C) INFORMAR O QUE OUTROS AUTORES FALAM SOBRE AS QUEST?ES DA PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO; D) REGISTRAR AS PRIMEIRAS IMPRESS?ES E COMPREENS?ES DO TEXTO LIDO; E) TER UM ESQUEMA SISTEMATIZADO QUE FACILITA A CONSTRU??O DA ESCRITA FINAL DO TEXTO ACAD?MICO; E, F) DISPONIBILIZAR UM MATERIAL ACAD?MICO QUE GERA UM TIPO DE RESUMO DO TEXTO, FACILITANDO ASSIM, O ESTUDO DE OUTROS (AS) PESQUISADORES (AS). ACREDITA-SE QUE TODA PESQUISA PERPASSA POR UMA REVIS?O DE LITERATURA PARA CONHECIMENTO GERAL DA TEM?TICA ESTUDADA E PARA O POSICIONAMENTO TE?RICO. SENDO ASSIM, O MAPA CONCEITUAL ANOTADO COOPERA COM A PESQUISA CIENT?FICA E ACAD?MICA DE DIFERENTES ?REAS DO CONHECIMENTO.