O PRESENTE ARTIGO TRATA DO ENFOQUE CURRICULAR EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS. O OBJETIVO FOI EVIDENCIAR AS CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ABORDAGEM CTS PARA A FORMAÇÃO E PREPARO DE UM CIDADÃOS CAPAZES DE COMPREENDER, REFLETIR E AGIR ATIVAMENTE NO MUNDO EM QUE VIVEM. PARA TANTO, FOI APRESENTADO UMA PROPOSTA DIDÁTICA QUE ENVOLVE A ESCRITA ACADÊMICA DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PROFISSIONALIZANTE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS. NESTE CONTEXTO, BUSCOU-SE EVIDENCIAR PRINCIPALMENTE O USO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA ADQUIRIDA DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRARAM QUE, DE UMA FORMA GERAL QUE OS CONCEITOS CIENTÍFICOS E CONTEÚDOS ABORDADOS CONFORME O PROGRAMA CURRICULAR, FORAM, COM RECURSO AOS ARTIGOS CIENTÍFICOS, MELHOR APREENDIDOS E CONSOLIDADOS.