APRESENTA-SE, NESTE RESUMO EXPANDIDO, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RELACIONADO À EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES), NO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA/ALFABETIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (CAMPUS I – CAMPINA GRANDE-PB). A EXPERIÊNCIA RELATADA ESTÁ SENDO REALIZADA DE FORMA REMOTA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB, EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SÉRIES INICIAIS, COM ALUNOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS, AS ESCOLAS SUSPENDERAM AS AULAS PRESENCIAIS E CONTINUARAM O ENSINO DE FORMA REMOTA. DESSA FORMA, OS PROFESSORES TIVERAM QUE ELABORAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA SE ADAPTAR A ESSA NOVA REALIDADE, TANTO DA PANDEMIA QUANTO DO ENSINO REMOTO. DIANTE DISSO, AS RESIDENTES TAMBÉM PASSARAM A ATUAR NA ESCOLA DE FORMA VIRTUAL, SUPERVISIONADAS PELA DOCENTE ORIENTADORA E ACOMPANHADAS PELA PROFESSORA PRECEPTORA DA ESCOLA-CAMPO. PARA DAR SUBSÍDIO AO RELATO DA EXPERIÊNCIA, FOI REALIZADO UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO RELACIONADO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, ARTICULANDO OS REFERENCIAS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. HÁ QUE SE DESTACAR QUE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE DOS RESIDENTES E, IGUALMENTE, PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS, QUE APRESENTARAM RESULTADOS SATISFATÓRIOS APÓS AS INTERVENÇÕES DAS RESIDENTES.