Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, INTERVENÇÕES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82387
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2693
    "inscrito_id" => 8595
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "APRESENTA-SE, NESTE RESUMO EXPANDIDO, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RELACIONADO À EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES), NO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA/ALFABETIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (CAMPUS I – CAMPINA GRANDE-PB). A EXPERIÊNCIA RELATADA ESTÁ SENDO REALIZADA DE FORMA REMOTA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB, EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SÉRIES INICIAIS, COM ALUNOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS, AS ESCOLAS SUSPENDERAM AS AULAS PRESENCIAIS E CONTINUARAM O ENSINO DE FORMA REMOTA. DESSA FORMA, OS PROFESSORES TIVERAM QUE ELABORAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA SE ADAPTAR A ESSA NOVA REALIDADE, TANTO DA PANDEMIA QUANTO DO ENSINO REMOTO. DIANTE DISSO, AS RESIDENTES TAMBÉM PASSARAM A ATUAR NA ESCOLA DE FORMA VIRTUAL, SUPERVISIONADAS PELA DOCENTE ORIENTADORA E ACOMPANHADAS PELA PROFESSORA PRECEPTORA DA ESCOLA-CAMPO. PARA DAR SUBSÍDIO AO RELATO DA EXPERIÊNCIA, FOI REALIZADO UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO RELACIONADO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, ARTICULANDO OS REFERENCIAS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. HÁ QUE SE DESTACAR QUE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE DOS RESIDENTES E, IGUALMENTE, PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS, QUE APRESENTARAM RESULTADOS SATISFATÓRIOS APÓS AS INTERVENÇÕES DAS RESIDENTES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, INTERVENÇÕES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID8595_30102021135114.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINA RAYANE GOMES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "LINA RAYANE"
    "autor_email" => "linarayanegomes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82387
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2693
    "inscrito_id" => 8595
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "APRESENTA-SE, NESTE RESUMO EXPANDIDO, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RELACIONADO À EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES), NO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA/ALFABETIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (CAMPUS I – CAMPINA GRANDE-PB). A EXPERIÊNCIA RELATADA ESTÁ SENDO REALIZADA DE FORMA REMOTA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB, EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SÉRIES INICIAIS, COM ALUNOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS, AS ESCOLAS SUSPENDERAM AS AULAS PRESENCIAIS E CONTINUARAM O ENSINO DE FORMA REMOTA. DESSA FORMA, OS PROFESSORES TIVERAM QUE ELABORAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA SE ADAPTAR A ESSA NOVA REALIDADE, TANTO DA PANDEMIA QUANTO DO ENSINO REMOTO. DIANTE DISSO, AS RESIDENTES TAMBÉM PASSARAM A ATUAR NA ESCOLA DE FORMA VIRTUAL, SUPERVISIONADAS PELA DOCENTE ORIENTADORA E ACOMPANHADAS PELA PROFESSORA PRECEPTORA DA ESCOLA-CAMPO. PARA DAR SUBSÍDIO AO RELATO DA EXPERIÊNCIA, FOI REALIZADO UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO RELACIONADO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, ARTICULANDO OS REFERENCIAS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. HÁ QUE SE DESTACAR QUE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE DOS RESIDENTES E, IGUALMENTE, PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS, QUE APRESENTARAM RESULTADOS SATISFATÓRIOS APÓS AS INTERVENÇÕES DAS RESIDENTES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, INTERVENÇÕES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID8595_30102021135114.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINA RAYANE GOMES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "LINA RAYANE"
    "autor_email" => "linarayanegomes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

APRESENTA-SE, NESTE RESUMO EXPANDIDO, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RELACIONADO À EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES), NO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA/ALFABETIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (CAMPUS I – CAMPINA GRANDE-PB). A EXPERIÊNCIA RELATADA ESTÁ SENDO REALIZADA DE FORMA REMOTA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB, EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SÉRIES INICIAIS, COM ALUNOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS, AS ESCOLAS SUSPENDERAM AS AULAS PRESENCIAIS E CONTINUARAM O ENSINO DE FORMA REMOTA. DESSA FORMA, OS PROFESSORES TIVERAM QUE ELABORAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA SE ADAPTAR A ESSA NOVA REALIDADE, TANTO DA PANDEMIA QUANTO DO ENSINO REMOTO. DIANTE DISSO, AS RESIDENTES TAMBÉM PASSARAM A ATUAR NA ESCOLA DE FORMA VIRTUAL, SUPERVISIONADAS PELA DOCENTE ORIENTADORA E ACOMPANHADAS PELA PROFESSORA PRECEPTORA DA ESCOLA-CAMPO. PARA DAR SUBSÍDIO AO RELATO DA EXPERIÊNCIA, FOI REALIZADO UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO RELACIONADO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, ARTICULANDO OS REFERENCIAS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. HÁ QUE SE DESTACAR QUE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE DOS RESIDENTES E, IGUALMENTE, PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS, QUE APRESENTARAM RESULTADOS SATISFATÓRIOS APÓS AS INTERVENÇÕES DAS RESIDENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.