O TEXTO APRESENTA UM EXCERTO DO DIAGNÓSTICO DE PESQUISA REALIZADO PARA O PLANEJAMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA). O OBJETIVO GERAL É ANALISAR O ENSINO DE ORTOGRAFIA EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE JAGUARÃO/RS. PARA ISSO, FORAM ANALISADAS AS RESPOSTAS DE UM QUESTIONÁRIO E O MATERIAL PEDAGÓGICO DISPONIBILIZADO PELA PROFESSORA TITULAR DA TURMA. OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA PESQUISA SE BASEIAM NO ALFALETRAMENTO (SOARES, 2020B), QUE PAUTA A APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA (GUIMARÃES; ROAZZI, 2007; SOARES, 2020B) ATRAVÉS DE PRÁTICAS REFLEXIVAS (MORAIS, 1998). A PESQUISA É CARACTERIZADA COMO QUALITATIVA (LÜDKE E ANDRÉ, 1986) DO TIPO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (DAMIANI, 2012). OS DADOS COLETADOS NA PESQUISA FORAM TRATADOS A PARTIR DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (MORAES, 2003). AO FINAL DAS DISCUSSÕES PRETENDE-SE CARACTERIZAR O ENSINO DE ORTOGRAFIA PROPOSTO PELA PROFESSORA TITULAR DA TURMA, ASSIM COMO PONTUAR POSSIBILIDADES PARA A PROMOÇÃO DO ENSINO SISTEMÁTICO DE ORTOGRAFIA A PARTIR DE PRÁTICAS REFLEXIVAS.