ATUALMENTE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS SE FAZEM PRESENTES EM TODOS OS LUGARES DE MODO QUE A EDUCAÇÃO NÃO PODE FICAR A PARTE DESTA NOVA REALIDADE, POIS A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO CONTEXTO EDUCACIONAL OFERECE DIVERSAS PERSPECTIVAS POSITIVAS QUE MERECEM OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO E REFLEXÃO. ATUALMENTE EXISTE UMA GAMA DE APLICATIVOS, FERRAMENTAS, PLATAFORMAS DIGITAIS PREPARADAS PARA O USO EDUCACIONAL E O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE CELULAR ENQUANTO FERRAMENTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO CHAMADO KAHOOT EM AULAS DE HISTÓRIA COM TURMAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PARTIR DESTA EXPERIÊNCIA PRÁTICA E DA DISCUSSÃO EM TORNO DO CONCEITO DE APRENDIZAGEM MÓVEL, OU MOBILE LEARNING, PROPÕE-SE UMA REFLEXÃO SOBRE O POTENCIAL DESTA ABORDAGEM NO SENTIDO DE APERFEIÇOAR E ATUALIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MANEIRA A CONECTAR A ESCOLA COM OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS DO TEMPO PRESENTE. DESAFIOS EXISTEM PARA AQUELES QUE OPTAM POR ESTA ABORDAGEM, PORÉM TAMBÉM EXISTEM DIVERSOS BENEFÍCIOS QUE O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS OFERECE DE FORMA QUE REFLETIR SOBRE ESTA QUESTÃO POSSIBILITA VISLUMBRAR NOVOS HORIZONTES RUMO A UMA EDUCAÇÃO EFICAZ FRENTE ÀS PARTICULARIDADES E DEMANDAS DA SOCIEDADE ATUAL.