NESSE ARTIGO APRESENTAREMOS ATRAVÉS DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, COMO AS ATIVIDADES DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA ACONTECERAM EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19 POR INTERMÉDIO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. ATIVIDADE ESTA DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR A NÍVEL DE MESTRADO. NO PRESENTE TRABALHO SÃO DESCRITAS AS VIVÊNCIAS DE ATIVIDADES PROPOSTAS PARA O EXERCÍCIO DOCENTE, REALIZADO EM UMA TURMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA. ESTE ESTÁGIO FOI POSSIBILITADO PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E HUMANIDADES, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS E DESENVOLVIDO DURANTE A DISCIPLINA DE EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA PARA UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. OBSERVOU-SE QUE CABE AO DOCENTE PROMOVER ESTRATÉGIAS PARA MOTIVAR A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DOS ESTUDANTES EM FORMAÇÃO, DIVERSIFICAR SUA FORMA DE ATUAR, COM A FINALIDADE DE PROMOVER AMBIENTE CONSTRUTIVO À APRENDIZAGEM E AVALIA-LA, CONTINUAMENTE. A EXPERIÊNCIA POSSIBILITOU CONHECER ESTRATÉGIAS DE ENSINO, COMPARTILHAR O CONHECIMENTO E A EXPERIÊNCIA COM OS GRADUANDOS E COM O PROFESSOR DA DISCIPLINA, REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EM MEIO AO CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA O APERFEIÇOAMENTO DESTA E RECONHECER QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM É O DESAFIO DA VIDA DO PROFESSOR, EM ESPECIAL DAQUELE QUE SE ORIENTA POR UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA.
PALAVRAS-