QUAL A ESSÊNCIA DA LINGUÍSTICA APLICADA? QUAL A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PARA A FORMAÇÃO DOCENTE? QUAL SUA RELAÇÃO COM O LETRAMENTO? PARTINDO DESTAS QUESTÕES OBJETIVAMOS INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DA LA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS E PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. PARA AUXILIAR NAS DISCUSSÕES ACERCA DA LA, NOS AMPARAMOS EM LOPES (2006, 2013, 2019), CAVALCANTI (2013), BOHN (2013). OS POSTULADOS ACERCA DO LETRAMENTO ROJO (2019), SOARES (2006), KLEIMAN (2013, 2019) E KALANTZIS (2020). NOSSA PESQUISA TEM ABORDAGEM QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA, APOIADA EM MARCONI E LAKATOS (2013) E GIL (2019). OS RESULTADOS APONTAM QUE A LINGUÍSTICA APLICADA TEM COMPROMISSO COM A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE NORTEIAM A FORMAÇÃO DOCENTE, DISCENTE E DEMAIS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR; QUE SE FAZ NECESSÁRIO O INCENTIVO E O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DOS ALUNOS DE FORMA SOCIAL E INCLUSIVA; QUE A ESCOLA NÃO PRECISA PREPARAR O ALUNO, ELA PRECISA PROMOVER SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE O DESENVOLVA COMO SUJEITO CRÍTICO/REFLEXIVO; QUE A LA EM SALA DE AULA, BUSCA MOSTRAR UMA LÍNGUA PASSÍVEL DE USO SEM AS ATRIBUIÇÕES DO CERTO OU ERRADO; QUE LA E LETRAMENTO DEVEM SER PENSADOS DE FORMA PLURAL; QUE O PROFESSOR DEVE BASEAR SUA PRÁTICA DOCENTE EM UM CONTEXTO DE LÍNGUA QUE NÃO SUBJUGUE SEUS ALUNOS.