Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LINGUÍSTICA APLICADA, LETRAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: LINGUÍSTICA APLICADA, LETRAMENTO, FORMAÇÃO DOCENTE, PROTAGONISMO, Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80821
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1843
    "inscrito_id" => 3716
    "titulo" => "LINGUÍSTICA APLICADA, LETRAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "QUAL A ESSÊNCIA DA LINGUÍSTICA APLICADA? QUAL A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PARA A FORMAÇÃO DOCENTE? QUAL SUA RELAÇÃO COM O LETRAMENTO? PARTINDO DESTAS QUESTÕES OBJETIVAMOS INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DA LA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS E PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. PARA AUXILIAR NAS DISCUSSÕES ACERCA DA LA, NOS AMPARAMOS EM LOPES (2006, 2013, 2019), CAVALCANTI (2013), BOHN (2013). OS POSTULADOS ACERCA DO LETRAMENTO ROJO (2019), SOARES (2006), KLEIMAN (2013, 2019) E KALANTZIS (2020).  NOSSA PESQUISA TEM ABORDAGEM QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA, APOIADA EM MARCONI E LAKATOS (2013) E GIL (2019). OS RESULTADOS APONTAM QUE A LINGUÍSTICA APLICADA TEM COMPROMISSO COM A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE NORTEIAM  A FORMAÇÃO DOCENTE, DISCENTE E DEMAIS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR; QUE SE FAZ NECESSÁRIO O INCENTIVO E O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DOS ALUNOS DE FORMA SOCIAL E INCLUSIVA; QUE A ESCOLA NÃO PRECISA PREPARAR O ALUNO, ELA PRECISA PROMOVER SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE O DESENVOLVA COMO SUJEITO CRÍTICO/REFLEXIVO; QUE A LA EM SALA DE AULA, BUSCA MOSTRAR UMA LÍNGUA PASSÍVEL DE USO SEM AS ATRIBUIÇÕES DO CERTO OU ERRADO; QUE LA E LETRAMENTO DEVEM SER PENSADOS DE FORMA PLURAL; QUE O PROFESSOR DEVE BASEAR SUA PRÁTICA DOCENTE EM UM CONTEXTO DE LÍNGUA QUE NÃO SUBJUGUE SEUS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LINGUÍSTICA APLICADA, LETRAMENTO, FORMAÇÃO DOCENTE, PROTAGONISMO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID3716_25092021164125.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMARQUES LOPES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "GIL"
    "autor_email" => "gillopesq@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80821
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1843
    "inscrito_id" => 3716
    "titulo" => "LINGUÍSTICA APLICADA, LETRAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "QUAL A ESSÊNCIA DA LINGUÍSTICA APLICADA? QUAL A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PARA A FORMAÇÃO DOCENTE? QUAL SUA RELAÇÃO COM O LETRAMENTO? PARTINDO DESTAS QUESTÕES OBJETIVAMOS INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DA LA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS E PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. PARA AUXILIAR NAS DISCUSSÕES ACERCA DA LA, NOS AMPARAMOS EM LOPES (2006, 2013, 2019), CAVALCANTI (2013), BOHN (2013). OS POSTULADOS ACERCA DO LETRAMENTO ROJO (2019), SOARES (2006), KLEIMAN (2013, 2019) E KALANTZIS (2020).  NOSSA PESQUISA TEM ABORDAGEM QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA, APOIADA EM MARCONI E LAKATOS (2013) E GIL (2019). OS RESULTADOS APONTAM QUE A LINGUÍSTICA APLICADA TEM COMPROMISSO COM A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE NORTEIAM  A FORMAÇÃO DOCENTE, DISCENTE E DEMAIS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR; QUE SE FAZ NECESSÁRIO O INCENTIVO E O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DOS ALUNOS DE FORMA SOCIAL E INCLUSIVA; QUE A ESCOLA NÃO PRECISA PREPARAR O ALUNO, ELA PRECISA PROMOVER SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE O DESENVOLVA COMO SUJEITO CRÍTICO/REFLEXIVO; QUE A LA EM SALA DE AULA, BUSCA MOSTRAR UMA LÍNGUA PASSÍVEL DE USO SEM AS ATRIBUIÇÕES DO CERTO OU ERRADO; QUE LA E LETRAMENTO DEVEM SER PENSADOS DE FORMA PLURAL; QUE O PROFESSOR DEVE BASEAR SUA PRÁTICA DOCENTE EM UM CONTEXTO DE LÍNGUA QUE NÃO SUBJUGUE SEUS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LINGUÍSTICA APLICADA, LETRAMENTO, FORMAÇÃO DOCENTE, PROTAGONISMO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID3716_25092021164125.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMARQUES LOPES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "GIL"
    "autor_email" => "gillopesq@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

QUAL A ESSÊNCIA DA LINGUÍSTICA APLICADA? QUAL A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PARA A FORMAÇÃO DOCENTE? QUAL SUA RELAÇÃO COM O LETRAMENTO? PARTINDO DESTAS QUESTÕES OBJETIVAMOS INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DA LA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS E PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. PARA AUXILIAR NAS DISCUSSÕES ACERCA DA LA, NOS AMPARAMOS EM LOPES (2006, 2013, 2019), CAVALCANTI (2013), BOHN (2013). OS POSTULADOS ACERCA DO LETRAMENTO ROJO (2019), SOARES (2006), KLEIMAN (2013, 2019) E KALANTZIS (2020). NOSSA PESQUISA TEM ABORDAGEM QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA, APOIADA EM MARCONI E LAKATOS (2013) E GIL (2019). OS RESULTADOS APONTAM QUE A LINGUÍSTICA APLICADA TEM COMPROMISSO COM A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE NORTEIAM A FORMAÇÃO DOCENTE, DISCENTE E DEMAIS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR; QUE SE FAZ NECESSÁRIO O INCENTIVO E O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DOS ALUNOS DE FORMA SOCIAL E INCLUSIVA; QUE A ESCOLA NÃO PRECISA PREPARAR O ALUNO, ELA PRECISA PROMOVER SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE O DESENVOLVA COMO SUJEITO CRÍTICO/REFLEXIVO; QUE A LA EM SALA DE AULA, BUSCA MOSTRAR UMA LÍNGUA PASSÍVEL DE USO SEM AS ATRIBUIÇÕES DO CERTO OU ERRADO; QUE LA E LETRAMENTO DEVEM SER PENSADOS DE FORMA PLURAL; QUE O PROFESSOR DEVE BASEAR SUA PRÁTICA DOCENTE EM UM CONTEXTO DE LÍNGUA QUE NÃO SUBJUGUE SEUS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.