A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DA CRIANÇA CONSISTE EM
SER UM ASSUNTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA A SER ABORDADO, UMA VEZ QUE, A FAMÍLIA É O PRIMEIRO
VÍNCULO DE SOCIALIZAÇÃO QUE A CRIANÇA CONHECE, SENDO TAMBÉM UM INSTRUMENTO DE INCENTIVO NA
VIDA DO INDIVÍDUO. DIANTE DISTO, O PRESENTE ARTIGO BUSCA PROMOVER UMA REFLEXÃO ACERCA DA
TEMÁTICA ABORDADA, PROCURANDO VERIFICAR O QUÃO A FAMÍLIA E A ESCOLA SÃO RELEVANTES PARA A
CRIANÇA, PODENDO GARANTIR UM MELHOR PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO ALUNO. TENDO
COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO A RELEVÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DA FAMÍLIA NO
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PODE CONTRIBUIR CONSIDERAVELMENTE NA VIDA ESCOLAR DO
INDIVÍDUO. DESTE MODO, ESTE ARTIGO RESULTA EM UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA QUALITATIVA DO PONTO
VISTA DE NATUREZA BÁSICA E DE REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS EXPLORATÓRIOS DECORRENTE DE UM ESTUDO
BIBLIOGRÁFICO. NO QUAL A CONCLUSÃO DESTE ESTUDO DEMONSTRA O QUANTO A PARTICIPAÇÃO ATIVA DA
FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DO ESTUDANTE TRÁS BENEFÍCIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO TANTO COGNITIVO
COMO EMOCIONAL.