RESUMO: ESTE ARTIGO ANALISA AS INFLUÊNCIAS NEOLIBERAIS NO ESTADO E NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS DAS ÚLTIMAS DÉCADAS E AS MUDANÇAS OCASIONADAS POR ESSAS POLÍTICAS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE DESCREVE O MODELO ECONÔMICO NEOLIBERAL E RESGATA A SUA CHEGADA AO BRASIL DOS ANOS 1990, BUSCOU-SE COMPREENDER AS TRANSFORMAÇÕES QUE ESSE MODELO TROUXE AO ESTADO BRASILEIRO E ÀS ESCOLAS NOS ÚLTIMOS ANOS A FIM DE SE FAZER UMA LEITURA CRÍTICA SOBRE COMO A DESCARACTERIZAÇÃO DA FUNÇÃO DE PROFESSOR VEM ACONTECENDO NA CONTEMPORANEIDADE. PERCEBE-SE QUE A PROPOSTA AVALIATIVA DO SAEB, QUE RESPONDE À NECESSIDADE NEOLIBERAL DE CONTROLE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, ENTRE OUTRAS PROPOSTAS GOVERNAMENTAIS, TRANSFORMAM COTIDIANAMENTE AS ATIVIDADES DA ESCOLA E AS PRÁTICAS DO PROFESSOR, CONTROLANDO O QUE E COMO ELE ENSINA E ALINHANDO O SEU TRABALHO ÀS PREMISSAS NEOLIBERAIS.