O PRESENTE TRABALHO, DE CARÁTER QUALITATIVO, BASEADO NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CUNHO EXPLORATÓRIO, TEM COMO OBJETIVO, FAZER UMA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL ATÉ CHEGAR À LEI FEDERAL 13.415/2017, QUE INSTITUI A POLÍTICA DE FOMENTO À IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO, E CONHECER A ATUAL POLÍTICA DE ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL DO ESTADO CEARÁ COMPREENDENDO CARACTERÍSTICAS DESSE MODELO DE ESCOLA. NO TRABALHO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE AVANÇAMOS EM RELAÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS, NO QUE SE REFERE ÀS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL, AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS, E QUE PARA A SUA CONCRETIZAÇÃO, SÃO NECESSÁRIAS GRANDES AÇÕES E UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, QUE VISA SUPERAR OS DESAFIOS PARA COLOCAR EM PRÁTICA UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL, VOLTADA PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE.