ESTE TRABALHO BUSCA COMPREENDER QUAL O PAPEL À PSICOLOGIA DESEMPENHOU AO LONGO DOS ANOS FRENTE AO FENÔMENO DA QUEIXA ESCOLAR E QUAL É A POSTURA EXIGIDA DESSA CIÊNCIA ATUALMENTE, EM QUE A LEITURA DO FENÔMENO AGORA É TIDA DE UMA FORMA MULTIDIMENSIONAL, A CONSTRUÇÃO SE ORIGINOU ATRAVÉS DA LEITURA E PESQUISA DE ARTIGOS SELECIONADOS QUE TINHA COMO FOCO A ÁREA DE CONHECIMENTO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL/ESCOLAR E SUA CORRELAÇÃO COM A QUEIXA ESCOLAR. É IMPRESCINDÍVEL QUE O PSICÓLOGO ENQUANTO PROFISSIONAL COMPROMETIDO ÉTICO-POLITICAMENTE SEMPRE ESTEJA ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DE DESCONFIAR DO QUE SE MOSTRA NATURALMENTE CONSTITUÍDO, ENTENDENDO ASSIM A CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL QUE PERMEIA O FENÔMENO DA QUEIXA ESCOLAR, ALÉM É CLARO DE UMA LEITURA AMPLA, CRÍTICA E CORRELACIONAL DO CAMPO EDUCACIONAL.