Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE AROMAS E ÓLEOS ESSENCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, ODORES E AROMAS, Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80928
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1969
    "inscrito_id" => 8063
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE AROMAS E ÓLEOS ESSENCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "ESTE ARTIGO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I, NA QUAL DESENVOLVEMOS UM PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO COM A TEMÁTICA “AROMAS E ÓLEOS ESSENCIAIS”. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE TOLEDO-PR, COM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, TENDO A PARTICIPAÇÃO DE 21 ESTUDANTES. COMO RECURSO METODOLÓGICO UTILIZAMOS OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP), SENDO ESTES: A PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E, POR FIM, A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO. PARA ESSE ARTIGO, APRESENTAMOS APENAS OS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO SEGUNDO MOMENTO PEDAGÓGICO. INICIALMENTE, DEBATEMOS COM OS ESTUDANTES SOBRE OS ODORES E AROMAS QUE SENTIMOS NOS ALIMENTOS, PERFUMES E AMBIENTES, E EM COMO ESTÃO RELACIONADOS. POSTERIORMENTE, CONTINUAMOS A DISCUSSÃO REFERENTE A EXTRAÇÃO DOS ÓLEOS ESSÊNCIAS E, COM ISSO, LEVAMOS OS ESTUDANTES PARA O LABORATÓRIO PARA UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA. DURANTE AS ATIVIDADES HOUVE DIÁLOGOS E DEBATES SOBRE AS OPINIÕES E QUESTIONAMENTOS DOS ESTUDANTES. A PARTIR DAS ANÁLISES E DEBATES EM SALA DE AULA, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES NÃO ESTÃO HABITUADOS COM ATIVIDADES QUE PROMOVAM O DEBATE E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. COM A ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES TIVERAM UMA SIGNIFICATIVA MUDANÇA DURANTE AS AULAS, OS MESMOS ESTAVAM MAIS ANIMADOS E PARTICIPATIVOS DURANTE AS ATIVIDADES. VERIFICAMOS, TAMBÉM, QUE OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM SISTEMATIZAR OS TÓPICOS DAS DISCUSSÕES ANTERIORES COM O EXPERIMENTO, E RELACIONAR AS ATIVIDADES COM SITUAÇÕES DO SEU DIA A DIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, ODORES E AROMAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID8063_29092021130836.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA SBARDELOTTO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA SBARDELOTTO"
    "autor_email" => "jusbardelotto@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80928
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1969
    "inscrito_id" => 8063
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE AROMAS E ÓLEOS ESSENCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "ESTE ARTIGO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I, NA QUAL DESENVOLVEMOS UM PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO COM A TEMÁTICA “AROMAS E ÓLEOS ESSENCIAIS”. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE TOLEDO-PR, COM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, TENDO A PARTICIPAÇÃO DE 21 ESTUDANTES. COMO RECURSO METODOLÓGICO UTILIZAMOS OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP), SENDO ESTES: A PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E, POR FIM, A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO. PARA ESSE ARTIGO, APRESENTAMOS APENAS OS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO SEGUNDO MOMENTO PEDAGÓGICO. INICIALMENTE, DEBATEMOS COM OS ESTUDANTES SOBRE OS ODORES E AROMAS QUE SENTIMOS NOS ALIMENTOS, PERFUMES E AMBIENTES, E EM COMO ESTÃO RELACIONADOS. POSTERIORMENTE, CONTINUAMOS A DISCUSSÃO REFERENTE A EXTRAÇÃO DOS ÓLEOS ESSÊNCIAS E, COM ISSO, LEVAMOS OS ESTUDANTES PARA O LABORATÓRIO PARA UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA. DURANTE AS ATIVIDADES HOUVE DIÁLOGOS E DEBATES SOBRE AS OPINIÕES E QUESTIONAMENTOS DOS ESTUDANTES. A PARTIR DAS ANÁLISES E DEBATES EM SALA DE AULA, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES NÃO ESTÃO HABITUADOS COM ATIVIDADES QUE PROMOVAM O DEBATE E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. COM A ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES TIVERAM UMA SIGNIFICATIVA MUDANÇA DURANTE AS AULAS, OS MESMOS ESTAVAM MAIS ANIMADOS E PARTICIPATIVOS DURANTE AS ATIVIDADES. VERIFICAMOS, TAMBÉM, QUE OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM SISTEMATIZAR OS TÓPICOS DAS DISCUSSÕES ANTERIORES COM O EXPERIMENTO, E RELACIONAR AS ATIVIDADES COM SITUAÇÕES DO SEU DIA A DIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, ODORES E AROMAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID8063_29092021130836.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA SBARDELOTTO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA SBARDELOTTO"
    "autor_email" => "jusbardelotto@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I, NA QUAL DESENVOLVEMOS UM PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO COM A TEMÁTICA “AROMAS E ÓLEOS ESSENCIAIS”. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE TOLEDO-PR, COM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, TENDO A PARTICIPAÇÃO DE 21 ESTUDANTES. COMO RECURSO METODOLÓGICO UTILIZAMOS OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP), SENDO ESTES: A PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E, POR FIM, A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO. PARA ESSE ARTIGO, APRESENTAMOS APENAS OS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO SEGUNDO MOMENTO PEDAGÓGICO. INICIALMENTE, DEBATEMOS COM OS ESTUDANTES SOBRE OS ODORES E AROMAS QUE SENTIMOS NOS ALIMENTOS, PERFUMES E AMBIENTES, E EM COMO ESTÃO RELACIONADOS. POSTERIORMENTE, CONTINUAMOS A DISCUSSÃO REFERENTE A EXTRAÇÃO DOS ÓLEOS ESSÊNCIAS E, COM ISSO, LEVAMOS OS ESTUDANTES PARA O LABORATÓRIO PARA UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA. DURANTE AS ATIVIDADES HOUVE DIÁLOGOS E DEBATES SOBRE AS OPINIÕES E QUESTIONAMENTOS DOS ESTUDANTES. A PARTIR DAS ANÁLISES E DEBATES EM SALA DE AULA, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES NÃO ESTÃO HABITUADOS COM ATIVIDADES QUE PROMOVAM O DEBATE E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. COM A ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES TIVERAM UMA SIGNIFICATIVA MUDANÇA DURANTE AS AULAS, OS MESMOS ESTAVAM MAIS ANIMADOS E PARTICIPATIVOS DURANTE AS ATIVIDADES. VERIFICAMOS, TAMBÉM, QUE OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM SISTEMATIZAR OS TÓPICOS DAS DISCUSSÕES ANTERIORES COM O EXPERIMENTO, E RELACIONAR AS ATIVIDADES COM SITUAÇÕES DO SEU DIA A DIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.