ESTE ARTIGO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I, NA QUAL DESENVOLVEMOS UM PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO COM A TEMÁTICA “AROMAS E ÓLEOS ESSENCIAIS”. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE TOLEDO-PR, COM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, TENDO A PARTICIPAÇÃO DE 21 ESTUDANTES. COMO RECURSO METODOLÓGICO UTILIZAMOS OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP), SENDO ESTES: A PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E, POR FIM, A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO. PARA ESSE ARTIGO, APRESENTAMOS APENAS OS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO SEGUNDO MOMENTO PEDAGÓGICO. INICIALMENTE, DEBATEMOS COM OS ESTUDANTES SOBRE OS ODORES E AROMAS QUE SENTIMOS NOS ALIMENTOS, PERFUMES E AMBIENTES, E EM COMO ESTÃO RELACIONADOS. POSTERIORMENTE, CONTINUAMOS A DISCUSSÃO REFERENTE A EXTRAÇÃO DOS ÓLEOS ESSÊNCIAS E, COM ISSO, LEVAMOS OS ESTUDANTES PARA O LABORATÓRIO PARA UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA. DURANTE AS ATIVIDADES HOUVE DIÁLOGOS E DEBATES SOBRE AS OPINIÕES E QUESTIONAMENTOS DOS ESTUDANTES. A PARTIR DAS ANÁLISES E DEBATES EM SALA DE AULA, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES NÃO ESTÃO HABITUADOS COM ATIVIDADES QUE PROMOVAM O DEBATE E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. COM A ATIVIDADE EXPERIMENTAL DEMONSTRATIVA, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES TIVERAM UMA SIGNIFICATIVA MUDANÇA DURANTE AS AULAS, OS MESMOS ESTAVAM MAIS ANIMADOS E PARTICIPATIVOS DURANTE AS ATIVIDADES. VERIFICAMOS, TAMBÉM, QUE OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM SISTEMATIZAR OS TÓPICOS DAS DISCUSSÕES ANTERIORES COM O EXPERIMENTO, E RELACIONAR AS ATIVIDADES COM SITUAÇÕES DO SEU DIA A DIA.