ANALISAR A OFERTA DA EJA SEMIPRESENCIAL, POLÍTICA IDEALIZADA PELO GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) A PARTIR DE 2015, É PROPOSTA DESTE ESTUDO. DEZ EDUCADORES E 10 EDUCANDOS, POR MEIO DE ENTREVISTAS QUALITATIVAS REALIZADAS EM AGOSTO DE 2021, FAZEM SIGNIFICAÇÕES DO MODELO E OS IMPACTOS CAUSADOS PELA PANDEMIA. UTILIZANDO A ANÁLISE TEMÁTICA DE LAURENCE BARDIN, INFERE-SE QUE A POLÍTICA SIGNIFICOU RETROCESSOS AO DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, ESTABELECIDO PELA LDBEN E DEFENDIDO POR TEÓRICOS COMO PAULO FREIRE. A OFERTA REDUZIU O TEMPO EM SALA DE AULA PRESENCIAL DE CINCO PARA TRÊS DIAS, SEM DISPONIBILIZAR PLATAFORMA DIGITAL, COMPUTADORES E ACESSO À INTERNET E/OU MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO ADEQUADO AOS ESTUDOS À DISTÂNCIA, ADAPTADOS À REALIDADE DA MODALIDADE E AO CONTEXTO DO ESPÍRITO SANTO. ESSA FALTA DE ESTRUTURA IMPACTOU AINDA MAIS A APRENDIZAGEM DURANTE OS ESTUDOS REMOTOS. TAMBÉM PRECARIZOU O TRABALHO DOS PROFESSORES, QUE TIVERAM REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA E NÃO RECEBEM PELAS AULAS NÃO-PRESENCIAIS. A PERSPECTIVA TEÓRICA É O PENSAMENTO DECOLONIAL LATINO-AMERICANO, ABORDAGEM QUE DENUNCIA, APÓS O FIM DO PERÍODO COLONIAL, A PERMANÊNCIA DE UM PADRÃO DE PODER QUE PERPETUA ESTRUTURAS COMO A EXCLUSÃO EDUCACIONAL, O RACISMO, O MACHISMO, A DESIGUALDADE, A EXCLUSÃO DIGITAL E OUTRAS FORMAS DE NEGAÇÃO DE DIREITOS ÀS POPULAÇÕES POBRES DA AMÉRICA LATINA. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS QUALITATIVAS COM QUATRO GESTORAS, CUJOS CONTEÚDOS FORAM CRUZADOS COM A ANÁLISE DE DOCUMENTOS, FAZENDO INTERPRETAÇÃO DAS LEIS E DO PANO DE FUNDO PARA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA.