ESTE TEXTO REFERE-SE AO RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA. TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR E DISCUTIR SOBRE UMA TAREFA ELABORADA E PROPOSTA PELA PROFESSORA, TENDO EM VISTA A SUA INTENCIONALIDADE. A TAREFA CONSISTE NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA, DENOMINADO DE “O TERRENO DO SEU SEBASTIÃO”, COM O USO DO GEOGEBRA, PARA INTRODUZIR CONCEITOS DA GEOMETRIA ANALÍTICA. O PERCURSO METODOLÓGICO PAUTOU-SE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DOS DADOS, E CONTOU COM A UTILIZAÇÃO DE: DIÁRIO DE CAMPO DA PROFESSORA, REGISTROS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS NA REALIZAÇÃO DA TAREFA, CONVERSAS E POSTAGENS NOS GRUPOS DE WHATSAPP DAS SALAS. A DISCUSSÃO APRESENTADA ESTÁ EMBASADA TEORICAMENTE NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. EVIDENCIA-SE AS POTENCIALIDADES DA TAREFA PROPOSTA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA