Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O CONCEITO E SUA APLICAÇÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, INTERNACIONALIZAÇÃO, UNIVERSIDADE, MOBILIDADE ACADÊMICA Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
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      A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NÃO É UM ASSUNTO NOVO; SUA OCORRÊNCIA REMETE À \r\n
      ORIGEM DAS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES QUE SE TÊM REGISTROS. FATORES COMO A GLOBALIZAÇÃO, A \r\n
      COMERCIALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E OS INVESTIMENTOS REALIZADOS PELOS PAÍSES DESENVOLVIDOS \r\n
      NAS ÁREAS DE PESQUISA E FORMAÇÃO ACADÊMICA TORNARAM ESSE TEMA MAIS FREQUENTE NO SÉCULO XXI. \r\n
      SABENDO-SE DISSO, POR MEIO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO \r\n
      ABORDAR O CONCEITO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR, SEU DESENVOLVIMENTO AO LONGO DOS \r\n
      ÚLTIMOS CINQUENTA ANOS, AS QUATRO MISSÕES DA UNIVERSIDADE E O POSICIONAMENTO DAS \r\n
      UNIVERSIDADES BRASILEIRAS NESSE CONTEXTO. O ESTUDO TAMBÉM CITA ALGUNS PROGRAMAS REALIZADOS \r\n
      PELO GOVERNO BRASILEIRO PARA PROMOVER A MOBILIDADE ACADÊMICA E VERIFICA O DESEMPENHO DO PAÍS \r\n
      COM BASE NOS DADOS ESTATÍSTICOS DA UNESCO SOBRE FLUXOS GLOBAIS DE ALUNOS DE NÍVEL SUPERIOR \r\n
      (2018-2019), ONDE É POSSÍVEL AVALIAR SE A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL \r\n
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NÃO É UM ASSUNTO NOVO; SUA OCORRÊNCIA REMETE À ORIGEM DAS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES QUE SE TÊM REGISTROS. FATORES COMO A GLOBALIZAÇÃO, A COMERCIALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E OS INVESTIMENTOS REALIZADOS PELOS PAÍSES DESENVOLVIDOS NAS ÁREAS DE PESQUISA E FORMAÇÃO ACADÊMICA TORNARAM ESSE TEMA MAIS FREQUENTE NO SÉCULO XXI. SABENDO-SE DISSO, POR MEIO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ABORDAR O CONCEITO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR, SEU DESENVOLVIMENTO AO LONGO DOS ÚLTIMOS CINQUENTA ANOS, AS QUATRO MISSÕES DA UNIVERSIDADE E O POSICIONAMENTO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS NESSE CONTEXTO. O ESTUDO TAMBÉM CITA ALGUNS PROGRAMAS REALIZADOS PELO GOVERNO BRASILEIRO PARA PROMOVER A MOBILIDADE ACADÊMICA E VERIFICA O DESEMPENHO DO PAÍS COM BASE NOS DADOS ESTATÍSTICOS DA UNESCO SOBRE FLUXOS GLOBAIS DE ALUNOS DE NÍVEL SUPERIOR (2018-2019), ONDE É POSSÍVEL AVALIAR SE A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL OCORRE DE FORMA ATIVA OU PASSIVA.

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