A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NÃO É UM ASSUNTO NOVO; SUA OCORRÊNCIA REMETE À
ORIGEM DAS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES QUE SE TÊM REGISTROS. FATORES COMO A GLOBALIZAÇÃO, A
COMERCIALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E OS INVESTIMENTOS REALIZADOS PELOS PAÍSES DESENVOLVIDOS
NAS ÁREAS DE PESQUISA E FORMAÇÃO ACADÊMICA TORNARAM ESSE TEMA MAIS FREQUENTE NO SÉCULO XXI.
SABENDO-SE DISSO, POR MEIO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO
ABORDAR O CONCEITO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR, SEU DESENVOLVIMENTO AO LONGO DOS
ÚLTIMOS CINQUENTA ANOS, AS QUATRO MISSÕES DA UNIVERSIDADE E O POSICIONAMENTO DAS
UNIVERSIDADES BRASILEIRAS NESSE CONTEXTO. O ESTUDO TAMBÉM CITA ALGUNS PROGRAMAS REALIZADOS
PELO GOVERNO BRASILEIRO PARA PROMOVER A MOBILIDADE ACADÊMICA E VERIFICA O DESEMPENHO DO PAÍS
COM BASE NOS DADOS ESTATÍSTICOS DA UNESCO SOBRE FLUXOS GLOBAIS DE ALUNOS DE NÍVEL SUPERIOR
(2018-2019), ONDE É POSSÍVEL AVALIAR SE A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
OCORRE DE FORMA ATIVA OU PASSIVA.