RESUMO
O PRESENTE ARTIGO APRESENTA O INTUITO DE REFLETIR A RELEVÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) OFERTADO AOS ALUNOS COM SURDEZ RESSALTANDO OS PRINCIPAIS DESAFIOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO A PARTIR DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS E LEGAIS PARA ANÁLISE DE ALUSÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, PARTICULARMENTE DOS SURDOS. DESSA FORMA, DISCUTIMOS A PROPOSTA DO AEE, REPENSANDO SEUS ESPAÇOS E CONSIDERANDO TAMBÉM AS PROPOSTAS DE INCLUSÃO E APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ESSA NECESSIDADE. PARA DAR CUMPRIMENTO A ESTA PESQUISA, TIVEMOS COMO FUNDAMENTO O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DE NATUREZA QUALITATIVA, EM QUE EXPLORAMOS VARIADOS AUTORES COMO GESSER (2009), MANTOAN (2003), DAMÁZIO (2007), QUADROS (2006), BEM COMO ARTIGOS CIENTÍFICOS E REGULAMENTOS QUE ABORDAM O TEMA, ENTRE ELES A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (Nº 9.394/96), A LEI DA ACESSIBILIDADE (Nº 10.098/2000), A LEI DE LIBRAS (Nº 10.436/2002) E O DECRETO 5.626/2005. BASEANDO-SE NAS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, PARA ALCANÇAR O ALVO DESTE ESTUDO, QUE É INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DO AEE NA INCLUSÃO DO ALUNO SURDO, DAREMOS IMPORTÂNCIA AS LEIS QUE PERMEIAM O AMPARO AS PESSOAS COM DIFERENÇAS. PORTANTO, A ELABORAÇÃO DA PESQUISA AUXILIARÁ NA INVESTIGAÇÃO DE COMO OCORRE O ATENDIMENTO AOS SURDOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.