O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS QUE
ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA, EM DOIS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA
REALIZAMOS 8 (OITO) ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM AS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DOS DOIS
MUNICÍPIOS. CONTRIBUÍRAM COM A PESQUISA 4 (QUATRO) COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DE CADA
MUNICÍPIO. O REFERENCIAL TEÓRICO DISCUTE AS RESPONSABILIDADES DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS
COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS DOCENTES. A ANÁLISE DOS DADOS DESTACOU A
DIFERENÇA DE CONCEPÇÕES DESSES PROCESSOS NOS DOIS MUNICÍPIOS. ENQUANTO NÃO OCORRE A
REALIZAÇÃO DE FORMAÇÕES NO CONTEXTO DA ESCOLA NO MUNICÍPIO A, SOMENTE OFERECIDAS PELA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO MUNICÍPIO B AS FORMAÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS NAS
INSTITUIÇÕES ESCOLARES ORGANIZADAS PELOS PROFISSIONAIS QUE NELA ATUAM.