A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS É UMA MODALIDADE DE ENSINO PRESENTE NO PAÍS DESDE 1854, QUE VEM SE DESENVOLVENDO E SE POPULARIZANDO NOS ÚLTIMOS ANOS GRAÇAS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS ENVOLVENDO ESSA ÁREA DA EDUCAÇÃO, PORÉM AINDA HÁ MUITO A SER FEITO NESSA ÁREA, PRINCIPALMENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. NOS DIVERSOS CONTEXTOS EM QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA SE FAZ PRESENTE, NESTE TRABALHO DE MONOGRAFIA, OBJETIVOU-SE MAPEAR AS NECESSIDADES DE ACESSIBILIDADE E PROPOR ALTERNATIVAS PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL QUE FREQUENTA A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICAMENTE NA ÁREA DE CIÊNCIAS. O TRABALHO DESCRITO, OBJETIVA TAMBÉM: A) MAPEAR AS NECESSIDADES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB A ÓTICA DO PROFESSOR DA SALA DE RECURSOS E DO ALUNO; B) SELECIONAR AS PRINCIPAIS DEMANDAS DESTE PROFESSOR E DESTE ALUNO; C) DESENVOLVER E CONFECCIONAR MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO AOS CONTEÚDOS PROPOSTOS; D) AVALIAR A APLICABILIDADE DESTES MATERIAIS COM OS ALUNOS. ASSIM, COM A BASE DA PESQUISA CALCADA NA NECESSIDADE DA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS ADAPTADOS A ALUNOS CEGOS E DE BAIXA VISÃO PARA A COMPREENSÃO DE FENÔMENOS ENVOLVENDO A ASTRONOMIA. COMPREENDEU-SE, PORTANTO A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS TÁTEIS SENSORIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS, AINDA MAIS NO QUE SE REFERE À OBSERVAÇÃO DOS FENÔMENOS NATURAIS EXISTENTES NA ASTRONOMIA.