A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO CONJUNTO DO PROFESSOR DO AEE E DO ENSINO REGULAR.
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80949 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1995 "inscrito_id" => 4053 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO CONJUNTO DO PROFESSOR DO AEE E DO ENSINO REGULAR." "resumo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE SE CARACTERIZA COMO UM SERVIÇO PARALELO À ESCOLARIZAÇÃO, NO QUAL UM PROFESSOR ESPECIALISTA IRÁ DISPOR DE ATIVIDADES QUE VENHAM DESENVOLVER A BASE PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PROPOSTO NO ENSINO REGULAR. CIENTE DO PAPEL DESTE SERVIÇO, PODEMOS CONSIDERAR QUE O MESMO REPRESENTA UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA OPERACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, POIS OPORTUNIZA UM RECONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS E UM ESTUDO DAS BARREIRAS QUE PODEM IMPEDIR A PARTICIPAÇÃO EM CONDIÇÕES DE EQUIDADE POR ESTE PÚBLICO. CONTUDO, SE FAZ NECESSÁRIO UM OLHAR INCLUSIVO SOBRE NOSSAS PRÁTICAS E RELAÇÕES ESTABELECIDAS, QUE DIANTE DA PERSPECTIVA INCLUSIVA DEVEM IR ALÉM DE SUA SALA E SER PAUTADA DE FORMA COLABORATIVA COM TODOS OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS. FRENTE A ESSAS CONSIDERAÇÕES, ESTE ESTUDO BUSCA REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO CONJUNTO ENTRE PROFESSORES REGENTES E PROFESSORES DO AEE PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DA ABORDAGEM QUALITATIVA, E TEVE COMO BASE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTADA NOS SEGUINTES AUTORES: CAPELLINI (2004), ZERBATO (2019) ROPOLI, E.A; MANTOAN, M.T. E; SANTOS, M.T.C. T; MACHADO, R.A (2010), FULLAN,M.,HARGREAVES,A.(2001),DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTADOS, DEMONSTRAM QUE O TRABALHO CONJUNTO ENTRE ESSES PROFISSIONAIS VEM ENCONTRANDO BARREIRAS, ÀS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM ABRIR ESPAÇO PARA OUTREM (PROFESSOR DO AEE), OBTER INFORMAÇÕES E COMPARTILHAR OUTRAS, TORNA OS LAÇOS DE COOPERAÇÃO DE ENSINO ENFRAQUECIDOS. A PARTIR DESTA PESQUISA, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE UM ENSINO COLABORATIVO, A FIM DE FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROMOVER A INCLUSÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "AEE, INCLUSÃO, ENSINO COLABORATIVO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID4053_29092021173826.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILANIA REGINALDO ALVES" "autor_nome_curto" => "EDILANIA REGINALDO ALVES" "autor_email" => "edilaniaalves@yahoo.com" "autor_ies" => "E.E.F. ANTÔNIO CRISÓSTOMO PEREIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80949 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1995 "inscrito_id" => 4053 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO CONJUNTO DO PROFESSOR DO AEE E DO ENSINO REGULAR." "resumo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE SE CARACTERIZA COMO UM SERVIÇO PARALELO À ESCOLARIZAÇÃO, NO QUAL UM PROFESSOR ESPECIALISTA IRÁ DISPOR DE ATIVIDADES QUE VENHAM DESENVOLVER A BASE PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PROPOSTO NO ENSINO REGULAR. CIENTE DO PAPEL DESTE SERVIÇO, PODEMOS CONSIDERAR QUE O MESMO REPRESENTA UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA OPERACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, POIS OPORTUNIZA UM RECONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS E UM ESTUDO DAS BARREIRAS QUE PODEM IMPEDIR A PARTICIPAÇÃO EM CONDIÇÕES DE EQUIDADE POR ESTE PÚBLICO. CONTUDO, SE FAZ NECESSÁRIO UM OLHAR INCLUSIVO SOBRE NOSSAS PRÁTICAS E RELAÇÕES ESTABELECIDAS, QUE DIANTE DA PERSPECTIVA INCLUSIVA DEVEM IR ALÉM DE SUA SALA E SER PAUTADA DE FORMA COLABORATIVA COM TODOS OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS. FRENTE A ESSAS CONSIDERAÇÕES, ESTE ESTUDO BUSCA REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO CONJUNTO ENTRE PROFESSORES REGENTES E PROFESSORES DO AEE PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DA ABORDAGEM QUALITATIVA, E TEVE COMO BASE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTADA NOS SEGUINTES AUTORES: CAPELLINI (2004), ZERBATO (2019) ROPOLI, E.A; MANTOAN, M.T. E; SANTOS, M.T.C. T; MACHADO, R.A (2010), FULLAN,M.,HARGREAVES,A.(2001),DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTADOS, DEMONSTRAM QUE O TRABALHO CONJUNTO ENTRE ESSES PROFISSIONAIS VEM ENCONTRANDO BARREIRAS, ÀS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM ABRIR ESPAÇO PARA OUTREM (PROFESSOR DO AEE), OBTER INFORMAÇÕES E COMPARTILHAR OUTRAS, TORNA OS LAÇOS DE COOPERAÇÃO DE ENSINO ENFRAQUECIDOS. A PARTIR DESTA PESQUISA, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE UM ENSINO COLABORATIVO, A FIM DE FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROMOVER A INCLUSÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "AEE, INCLUSÃO, ENSINO COLABORATIVO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID4053_29092021173826.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILANIA REGINALDO ALVES" "autor_nome_curto" => "EDILANIA REGINALDO ALVES" "autor_email" => "edilaniaalves@yahoo.com" "autor_ies" => "E.E.F. ANTÔNIO CRISÓSTOMO PEREIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }