O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE SE CARACTERIZA COMO UM SERVIÇO PARALELO À ESCOLARIZAÇÃO, NO QUAL UM PROFESSOR ESPECIALISTA IRÁ DISPOR DE ATIVIDADES QUE VENHAM DESENVOLVER A BASE PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PROPOSTO NO ENSINO REGULAR. CIENTE DO PAPEL DESTE SERVIÇO, PODEMOS CONSIDERAR QUE O MESMO REPRESENTA UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA OPERACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, POIS OPORTUNIZA UM RECONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS E UM ESTUDO DAS BARREIRAS QUE PODEM IMPEDIR A PARTICIPAÇÃO EM CONDIÇÕES DE EQUIDADE POR ESTE PÚBLICO. CONTUDO, SE FAZ NECESSÁRIO UM OLHAR INCLUSIVO SOBRE NOSSAS PRÁTICAS E RELAÇÕES ESTABELECIDAS, QUE DIANTE DA PERSPECTIVA INCLUSIVA DEVEM IR ALÉM DE SUA SALA E SER PAUTADA DE FORMA COLABORATIVA COM TODOS OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS. FRENTE A ESSAS CONSIDERAÇÕES, ESTE ESTUDO BUSCA REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO CONJUNTO ENTRE PROFESSORES REGENTES E PROFESSORES DO AEE PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DA ABORDAGEM QUALITATIVA, E TEVE COMO BASE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTADA NOS SEGUINTES AUTORES: CAPELLINI (2004), ZERBATO (2019) ROPOLI, E.A; MANTOAN, M.T. E; SANTOS, M.T.C. T; MACHADO, R.A (2010), FULLAN,M.,HARGREAVES,A.(2001),DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTADOS, DEMONSTRAM QUE O TRABALHO CONJUNTO ENTRE ESSES PROFISSIONAIS VEM ENCONTRANDO BARREIRAS, ÀS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM ABRIR ESPAÇO PARA OUTREM (PROFESSOR DO AEE), OBTER INFORMAÇÕES E COMPARTILHAR OUTRAS, TORNA OS LAÇOS DE COOPERAÇÃO DE ENSINO ENFRAQUECIDOS. A PARTIR DESTA PESQUISA, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE UM ENSINO COLABORATIVO, A FIM DE FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROMOVER A INCLUSÃO.