COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA, A SOCIEDADE RECONHECE A NECESSIDADE DE BUSCAR MAIS CONHECIMENTOS PARA ADQUIRIR HABILIDADES NECESSÁRIAS E UTILIZAR OS DIVERSOS RECURSOS OFERTADOS, DE MODO QUE A PRESENÇA DA TECNOLOGIA POSSA INFLUENCIAR EM DIFERENTES CAMPOS, ENTRE ELES O EDUCACIONAL. DESSA FORMA NOTA-SE O QUÃO PRESENTE ESTÃO OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO CONTEXTO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NO ATUAL CENÁRIO, PROVOCADO PELA COVID-19, CARACTERIZANDO-SE EM UMA PANDEMIA. DESSE MODO, O PRESENTE ESTUDO VISA PROMOVER UMA REFLEXÃO SOBRE A NECESSIDADE DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TDIC’S COMO COMPLEMENTO DAS AULAS DURANTE O ENSINO REMOTO, DE MODO A CONTRIBUIR PARA UM APRENDIZADO MAIS CONCRETO PARA OS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO NESTA NOVA PERSPECTIVA NO CENÁRIO EDUCACIONAL, FAZENDO-OS BUSCAR NOVOS CAMINHOS EM SEUS ESTUDOS. NESTE TRABALHO OPTOU-SE POR UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO. EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS, UTILIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. PORTANTO, O USO DAS TIDC’S VIABILIZA POSITIVAMENTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PROMOVENDO INTERRELAÇÕES ENTRE DOCENTES E DISCENTES, FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO ATIVO DOS ESTUDANTES FRENTE A ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS PRESENTES EM UM MUNDO DIGITAL, NO QUAL VIVEMOS. CONSTAMOS AO FINAL DO NOSSO ESTUDO QUE AS TDIC’S SÃO UMA REALIDADE E É PRECISO RESSALTAR SEMPRE A SUA UTILIZAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS, VISTO QUE ELAS TEM SIDO FUNDAMENTAIS NA TENTATIVA DE TORNAR O ENSINO REMOTO MAIS LÚDICO, FACILITANDO A INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. POIS PESQUISAS DESTE TIPO FOMENTAM E CORROBORAM PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES QUE IRÃO ATUAR NA REDE PÚBLICA.