A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE, POIS ATRAVÉS DELA QUE CONSEGUIMOS COMPREENDER OS FENÔMENOS COTIDIANOS, BEM COMO SUAS EXPLICAÇÕES. INFELIZMENTE, NO QUE CONCERNE ÀS AULAS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, ALGUNS DESAFIOS APRESENTAM-SE COMO CONSTANTES NO ÂMBITO DA CONSOLIDAÇÃO DA RELAÇÃO ENSINO E APRENDIZAGEM, SOBRETUDO OS ASSOCIADOS ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DESTA MATÉRIA. DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19, ONDE AS AULAS SE TORNARAM REMOTAS, A SITUAÇÃO FICOU AINDA PIOR, OU SEJA, OS ESTUDANTES ALEGAM QUE ESTUDAR QUÍMICA FICOU AINDA MAIS DIFÍCIL À DISTÂNCIA. PARA ATENUAR AS DIFICULDADES RELACIONADAS AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, ALGUNS PROFESSORES UTILIZAM, EM SUAS AULAS, FERRAMENTAS OU RECURSOS QUE POSSAM SER AUXILIADORES NESSE PROCESSO. DENTRE ESSES RECURSOS MERECE DESTAQUE A UTILIZAÇÃO DAS TICS, OU SEJA, DAS TECNOLOGIAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL, TAIS COMO: SOFTWARES, APLICATIVOS E VÍDEOS. NESTA PERSPECTIVA, DEFENDE-SE, NESTE PROJETO, A UTILIZAÇÃO DE FILMES COM CONTEXTOS CIENTÍFICOS COMO PROPOSTA DIDÁTICA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DOS ASSUNTOS DE QUÍMICA NAS AULAS DAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK, DA CIDADE DE ASSÚ-RN. PROPÕE-SE A ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES EM FORMA DE SLIDES E DE PEQUENOS VÍDEOS COM ENFOQUE NAS PRINCIPAIS CENAS DOS FILMES, SOBRETUDO AS DE CUNHO CIENTÍFICO. ACREDITA-SE QUE O USO DE FILMES EM SALA DE AULA, DE FORMA PLANEJADA, PODERÁ FAZER COM QUE ALGUNS CONTEÚDOS DE QUÍMICA POSSAM SER ABORDADOS DE UMA FORMA DIFERENTE DA CONVENCIONAL, PROPORCIONANDO MAIS DINAMICIDADE E PARTICIPAÇÃO, QUE POR CONSEQUÊNCIA CONDUZEM À APRENDIZAGEM.