Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DA LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFRN, CAMPUS MACAU, DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Palavra-chaves: COVID-19, ENSINO REMOTO, ENSINO PRESENCIAL, FERRAMENTAS DIGITAIS, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79907
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 2107
    "titulo" => """
      A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PELOS\r\n
      PROFESSORES DA LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFRN,\r\n
      CAMPUS MACAU, DURANTE O ENSINO REMOTO\r\n
      EMERGENCIAL
      """
    "resumo" => """
      AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS COM O AVANÇO DA PANDEMIA OCASIONADA PELO NOVO CORONAVÍRUS\r\n
      ACARRETARAM DIVERSAS MUDANÇAS, AFETANDO VÁRIOS SETORES DA SOCIEDADE E ATINGINDO TAMBÉM A ÁREA\r\n
      EDUCACIONAL, DESAFIANDO A ESCOLA E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A SE ADAPTAR AO NOVO CONTEXTO DE\r\n
      ENSINO. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO CONHECER AS EXPERIÊNCIAS DOS\r\n
      PROFESSORES QUE ATUAM NO CURSO DA LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFRN, CAMPUS MACAU,\r\n
      ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO ÀS FERRAMENTAS DIGITAIS E SUAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS ANTES,\r\n
      DURANTE E APÓS O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. O\r\n
      ESTUDO EM QUESTÃO, DE ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, FOI REALIZADO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM\r\n
      QUESTIONÁRIO CONTENDO 13 QUESTÕES AOS 15 PROFESSORES QUE ATUAM NO CURSO. OS RESULTADOS OBTIDOS\r\n
      MOSTRARAM QUE OS PROFESSORES ADOTARAM O USO DE DIVERSAS FERRAMENTAS, O QUE CONTRIBUIU COM O\r\n
      DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE DOCENTES E ALUNOS, PORÉM ALGUMAS DESSAS FERRAMENTAS\r\n
      POSSUEM LIMITAÇÕES EM SEU USO, FAZENDO COM QUE ALGUNS ALUNOS NÃO TENHAM ACESSO. ESSAS\r\n
      FERRAMENTAS PODERÃO SER UTILIZADAS FUTURAMENTE NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL, COM UM\r\n
      PLANEJAMENTO ADEQUADO. COM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO FOI RELATADA TAMBÉM A PREOCUPAÇÃO COM\r\n
      RELAÇÃO AO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS VIRTUAIS, COM BAIXA INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POR PARTE\r\n
      DOS ESTUDANTES, ALÉM DE DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM, QUANDO COMPARADO AO ENSINO PRESENCIAL.\r\n
      DIANTE DO QUE FOI RELATADO, O ENSINO PRESENCIAL FOI CONSIDERADO A MELHOR MODALIDADE DE ENSINO\r\n
      PARA OS PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DESSE ESTUDO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "COVID-19, ENSINO REMOTO, ENSINO PRESENCIAL, FERRAMENTAS DIGITAIS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2107_28072021195827.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA CRYSLAINE MACHADO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "valeskaejs@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79907
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 2107
    "titulo" => """
      A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PELOS\r\n
      PROFESSORES DA LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFRN,\r\n
      CAMPUS MACAU, DURANTE O ENSINO REMOTO\r\n
      EMERGENCIAL
      """
    "resumo" => """
      AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS COM O AVANÇO DA PANDEMIA OCASIONADA PELO NOVO CORONAVÍRUS\r\n
      ACARRETARAM DIVERSAS MUDANÇAS, AFETANDO VÁRIOS SETORES DA SOCIEDADE E ATINGINDO TAMBÉM A ÁREA\r\n
      EDUCACIONAL, DESAFIANDO A ESCOLA E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A SE ADAPTAR AO NOVO CONTEXTO DE\r\n
      ENSINO. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO CONHECER AS EXPERIÊNCIAS DOS\r\n
      PROFESSORES QUE ATUAM NO CURSO DA LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFRN, CAMPUS MACAU,\r\n
      ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO ÀS FERRAMENTAS DIGITAIS E SUAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS ANTES,\r\n
      DURANTE E APÓS O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. O\r\n
      ESTUDO EM QUESTÃO, DE ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, FOI REALIZADO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM\r\n
      QUESTIONÁRIO CONTENDO 13 QUESTÕES AOS 15 PROFESSORES QUE ATUAM NO CURSO. OS RESULTADOS OBTIDOS\r\n
      MOSTRARAM QUE OS PROFESSORES ADOTARAM O USO DE DIVERSAS FERRAMENTAS, O QUE CONTRIBUIU COM O\r\n
      DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE DOCENTES E ALUNOS, PORÉM ALGUMAS DESSAS FERRAMENTAS\r\n
      POSSUEM LIMITAÇÕES EM SEU USO, FAZENDO COM QUE ALGUNS ALUNOS NÃO TENHAM ACESSO. ESSAS\r\n
      FERRAMENTAS PODERÃO SER UTILIZADAS FUTURAMENTE NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL, COM UM\r\n
      PLANEJAMENTO ADEQUADO. COM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO FOI RELATADA TAMBÉM A PREOCUPAÇÃO COM\r\n
      RELAÇÃO AO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS VIRTUAIS, COM BAIXA INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POR PARTE\r\n
      DOS ESTUDANTES, ALÉM DE DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM, QUANDO COMPARADO AO ENSINO PRESENCIAL.\r\n
      DIANTE DO QUE FOI RELATADO, O ENSINO PRESENCIAL FOI CONSIDERADO A MELHOR MODALIDADE DE ENSINO\r\n
      PARA OS PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DESSE ESTUDO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "COVID-19, ENSINO REMOTO, ENSINO PRESENCIAL, FERRAMENTAS DIGITAIS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2107_28072021195827.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA CRYSLAINE MACHADO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "valeskaejs@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS COM O AVANÇO DA PANDEMIA OCASIONADA PELO NOVO CORONAVÍRUS ACARRETARAM DIVERSAS MUDANÇAS, AFETANDO VÁRIOS SETORES DA SOCIEDADE E ATINGINDO TAMBÉM A ÁREA EDUCACIONAL, DESAFIANDO A ESCOLA E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A SE ADAPTAR AO NOVO CONTEXTO DE ENSINO. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO CONHECER AS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES QUE ATUAM NO CURSO DA LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFRN, CAMPUS MACAU, ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO ÀS FERRAMENTAS DIGITAIS E SUAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS ANTES, DURANTE E APÓS O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. O ESTUDO EM QUESTÃO, DE ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, FOI REALIZADO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO CONTENDO 13 QUESTÕES AOS 15 PROFESSORES QUE ATUAM NO CURSO. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM QUE OS PROFESSORES ADOTARAM O USO DE DIVERSAS FERRAMENTAS, O QUE CONTRIBUIU COM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE DOCENTES E ALUNOS, PORÉM ALGUMAS DESSAS FERRAMENTAS POSSUEM LIMITAÇÕES EM SEU USO, FAZENDO COM QUE ALGUNS ALUNOS NÃO TENHAM ACESSO. ESSAS FERRAMENTAS PODERÃO SER UTILIZADAS FUTURAMENTE NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL, COM UM PLANEJAMENTO ADEQUADO. COM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO FOI RELATADA TAMBÉM A PREOCUPAÇÃO COM RELAÇÃO AO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS VIRTUAIS, COM BAIXA INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES, ALÉM DE DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM, QUANDO COMPARADO AO ENSINO PRESENCIAL. DIANTE DO QUE FOI RELATADO, O ENSINO PRESENCIAL FOI CONSIDERADO A MELHOR MODALIDADE DE ENSINO PARA OS PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DESSE ESTUDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.