AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS COM O AVANÇO DA PANDEMIA OCASIONADA PELO NOVO CORONAVÍRUS
ACARRETARAM DIVERSAS MUDANÇAS, AFETANDO VÁRIOS SETORES DA SOCIEDADE E ATINGINDO TAMBÉM A ÁREA
EDUCACIONAL, DESAFIANDO A ESCOLA E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR A SE ADAPTAR AO NOVO CONTEXTO DE
ENSINO. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO CONHECER AS EXPERIÊNCIAS DOS
PROFESSORES QUE ATUAM NO CURSO DA LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFRN, CAMPUS MACAU,
ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO ÀS FERRAMENTAS DIGITAIS E SUAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS ANTES,
DURANTE E APÓS O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. O
ESTUDO EM QUESTÃO, DE ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, FOI REALIZADO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM
QUESTIONÁRIO CONTENDO 13 QUESTÕES AOS 15 PROFESSORES QUE ATUAM NO CURSO. OS RESULTADOS OBTIDOS
MOSTRARAM QUE OS PROFESSORES ADOTARAM O USO DE DIVERSAS FERRAMENTAS, O QUE CONTRIBUIU COM O
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE DOCENTES E ALUNOS, PORÉM ALGUMAS DESSAS FERRAMENTAS
POSSUEM LIMITAÇÕES EM SEU USO, FAZENDO COM QUE ALGUNS ALUNOS NÃO TENHAM ACESSO. ESSAS
FERRAMENTAS PODERÃO SER UTILIZADAS FUTURAMENTE NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL, COM UM
PLANEJAMENTO ADEQUADO. COM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO FOI RELATADA TAMBÉM A PREOCUPAÇÃO COM
RELAÇÃO AO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS VIRTUAIS, COM BAIXA INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POR PARTE
DOS ESTUDANTES, ALÉM DE DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM, QUANDO COMPARADO AO ENSINO PRESENCIAL.
DIANTE DO QUE FOI RELATADO, O ENSINO PRESENCIAL FOI CONSIDERADO A MELHOR MODALIDADE DE ENSINO
PARA OS PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DESSE ESTUDO.