O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É DESCREVER A CONSTRUÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL
DE APRENDIZAGEM DE UMA FORMAÇÃO VOLTADA PARA O ENFRENTAMENTO DA OBESIDADE E DIRECIONADA
AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA EM PERNAMBUCO. TRATA-SE DE UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA, NO QUAL FOI ELABORADO UM CURSO DE ATUALIZAÇÃO NA MODALIDADE EAD. O AMBIENTE
VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) FOI CONSTRUÍDO ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE DA UFPE COM
METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS INOVADORAS E REFLEXIVAS, ENTRE ELAS DESTACA-SE A CIDADE
VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, O “PERCURSO DO CONHECIMENTO” E OS FÓRUNS INTERATIVOS. A CIDADE VIRTUAL
FOI CONSTRUÍDA COM O OBJETIVO DE APROXIMAR A TEORIA COM A PRÁTICA, ATRAVÉS DE SITUAÇÕES
PROBLEMAS ALINHADOS COM O CONTEÚDO TRABALHADO. A ILUSTRAÇÃO DE BEM MAIOR FOI PLANEJADA COM
ÊNFASE NOS RECURSOS DISPONÍVEIS COMUMENTE ENCONTRADOS EM ÁREAS CENTRAIS E PERIFÉRICAS DE UMA
CIDADE. DANDO CONTINUIDADE, O “PERCURSO DO CONHECIMENTO” FOI CONSTRUÍDO COM O PROPÓSITO DE
ILUSTRAR O CIRCUITO DA FORMAÇÃO. ESSE CAMINHO FOI DIVIDIDO EM LARGADA, FASES E CHEGADA. O FÓRUM
VIRTUAL, POR SUA VEZ, FOI ELABORADO PARA POSSIBILITAR A COMUNICAÇÃO DIRETA ENTRE TUTORES DE
APRENDIZAGEM DO CURSO E ALUNOS. POR FIM, ESPERA-SE QUE A PARTIR DE PESQUISAS COMO ESSA,
ESPAÇOS VIRTUAIS POSSAM SER AINDA MAIS ENDOSSADOS E ESTUDADOS QUANTO À SUA CONSTRUÇÃO E
AVALIAÇÃO DOS OBJETOS DIDÁTICOS.