AS REFORMAS EDUCACIONAIS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS TÊM SE ALINHADO CADA VEZ MAIS DENTRO DE UMA PERSPECTIVA NEOLIBERAL, DEFENDENDO ALGUNS IDEAIS ESPECÍFICO DESSA POLÍTICA, TAIS COMO: PRIVATIZAÇÃO AO MÁXIMO, DA DIMINUIÇÃO DO ESTADO E DA TERCEIRIZAÇÃO DOS SETORES QUE CONSIDERA NÃO ESSENCIAIS. NO BRASIL, ESSA ORDEM POLÍTICA É OBSERVADA A PARTIR DA DÉCADA DE 90. ATUALMENTE, NOTA-SE A PARTICIPAÇÃO DE DIVERSAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO, COMO É O CASO DO INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO (ICE), QUE POSSUI ENTRE SEUS PARCEIROS GRANDES EMPRESAS NACIONAIS. O ICE É RESPONSÁVEL POR GERIR A POLÍTICA DE IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ESTADO DE RONDÔNIA, COM ASSESSORIA NAS RESPECTIVAS ESCOLAS, ATRAVÉS DO PROGRAMA ESCOLA DO NOVO TEMPO, QUE TEVE A IMPLANTAÇÃO REALIZADA PELO GOVERNO DO ESTADO, SENDO NA 1º ADESÃO EM 2017, DEZ ESCOLAS COMTEMPLADAS E 2º ADESÃO EM 2018, UMA ESCOLA, NUM TOTAL DE ONZE MUNICÍPIOS. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É ANALISAR E ENTENDER O PAPEL DESEMPENHADO PELO ICE NA IMPLANTAÇÃO E GERENCIAMENTO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE RONDÔNIA. COMO APORTES TEÓRICOS QUE SERVIRAM COMO BASE PARA ESTA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TEMOS OS SEGUINTES AUTORES COMO CAVALIERE (2010), CAVALIERE (2014) DOURADO (2007), SANDER (2007), GADOTTI (2009), ENTRE OUTROS. NESSE PRIMEIRO MOMENTO, OBSERVAMOS ATRAVÉS DOS DADOS BIBLIOGRÁFICOS E RELATOS, A PARTICIPAÇÃO E AS ORIENTAÇÕES EXECUTADAS PELO INSTITUTO NA IMPLANTAÇÃO DO RESPECTIVO MODELO ESCOLAR.