COM O INÍCIO DA PANDEMIA DA COVID-19, FOI PRECISO O FECHAMENTO DAS ESCOLAS E NOVAS ESTRATÉGIAS PARA DAR CONTINUIDADE AO ENSINO COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. DIANTE DESSE CONTEXTO, FOI PRECISO RECONSTRUIR, REINVENTA E REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS, ASSOCIADAS AO USO DAS TDIC. PELO EXPOSTO, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS TDIC USADAS PELOS PROFESSORES NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES REMOTAS, NA ESCOLA DO CAMPO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA TORNAR POSSÍVEL ESTÁ PESQUISA FOI DO TIPO QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA. A PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA MUNICIPAL ALDENIRA NUNES, LOCALIZADA NA COMUNIDADE L3, EM FLORIANO-PI, COM 9 (NOVE) PARTICIPANTES, PROFESSORES DA REFERIDA ESCOLA. OS DADOS EVIDENCIAM QUE É POSSÍVEL O USO DAS TDIC NA ESCOLA DO CAMPO, SENDO UMA NECESSIDADE FORMATIVA PARA OS EDUCADORES, QUE PRECISAM FAZER USO DESSAS FERRAMENTAS NAS SUAS AULAS. VERIFICAMOS QUE, QUANTO AOS RECURSOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES PARA MINISTRAR AULA TEMOS NOTEBOOK E CELULARES PARA PLANEJAMENTO DAS AULAS; PLATAFORMAS DIGITAIS, COMO YOUTUBE, GOOGLE MEET, ZOOM, NA APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS E COMUNICAÇÃO COM OS ALUNOS, ALÉM DE ENVIO DE ATIVIDADES IMPRESSAS AOS ESTUDANTES QUE NÃO TÊM ACESSO À INTERNET. O ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS PELO WHATSAPP SE FOI UMA POSSIBILIDADE PARA ESTAR PRÓXIMO DOS ALUNOS. CONCLUÍMOS QUE É PRECISO AMPLIAR AS FORMAÇÕES PARA OS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO, QUANTO AO USO DAS TDIC, BEM COMO, POSSIBILITAR A GARANTIA DE ACESSO ÀS FERRAMENTAS DIGITAIS, COM QUALIDADE NO ACESSO A INTERNET E ACOMPANHAMENTO DOS DOCENTES.