O REFERENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O CONTEXTO DOS NEGROS NOS ESPAÇOS ESCOLARES TENDO COMO DESTAQUE A SUA PARTICIPAÇÃO, TRAJETÓRIA E DIFICULDADES ENCONTRADAS EM BUSCA DO ENSINO SUPERIOR. A PESQUISA É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, APRESENTA COMO APORTE TEÓRICO MUNANGA (2001) , TEODORO (2019) E HENRIQUES (2001), DENTRE OUTROS QUE SERVIRAM DE BASE PARA FIRMAR AS LUTAS QUE O POVO PRETO ENFRENTA PARA CONSEGUIR CURSAR E SE MANTER NESSE ENSINO NO BRASIL. APRESENTANDO DIVERSOS FATORES QUE DESTACAM ESSAS DIFICULDADES ENFRENTAS PELA POPULAÇÃO MAIS POBRE DO PAIS, QUE AQUI SE APRESENTA COM DADOS EM SUA MAIORIA PRETA E PARDAS, ABORDANDO PROFUNDAMENTE OS SISTEMAS DE COTAS E OS PRECONCEITOS QUE VEM JUNTO DELES. O ESTUDO SE APOIA TAMBÉM EM DADOS PARA MOSTRAR QUE ATRAVÉS DA HISTÓRIA BRASILEIRA SEMPRE OUVE COTISTAS E QUE OS QUE USAM ESSAS COTAS ERAM PESSOAS QUE OCUPAVAM UM ESPAÇO BEM DIFERENTE DOS USUÁRIOS COMUNS DE HOJE, ESTES MESMO QUE SOFREM UM CERTO TIPO DE PRECONCEITO POR USAR UMA VARIÁVEL DESSES BENEFÍCIOS SÓ QUE DESTINADO A EDUCAÇÃO, OU SEJA ERAM PESSOAS QUE DETÉM UM DETERMINADO PODER COMO POR EXEMPLOS AGRICULTORES DA ÉPOCA OU ATÉ MESMO MILITARES, DENTRE OUTROS. COMO RESULTADO DA PESQUISA EVIDENCIA-SE QUE É VISÍVEL QUE A MÁ ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA TIRAM A OPORTUNIDADE DE QUE VERBAS SEJAM DIRECIONADAS A EDUCAÇÃO DE PESSOA MENOS FAVORECIDAS QUE EM SUA MAIORIA SÃO PRETOS MORADOS DAS FAVELAS.