A PARTIR DO ANO DE 2010 INTENSIFICOU-SE O DEBATE SOBRE A CRIAÇÃO DE UMA BASE CURRICULAR COMUM QUE ATENDESSE TODO O PAÍS E EQUIPARASSE O ENSINO, AMENIZANDO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM QUE OCORRE NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL: DISCUTIR A REGULAMENTAÇÃO DA BNCC, OS OBJETIVOS E INFLUÊNCIA DESTA NO COTIDIANO ESCOLAR E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: APRESENTAR UMA BREVE LINHA DO TEMPO DA CRIAÇÃO DA BNCC; REFLETIR AS MUDANÇAS NO CURRÍCULO PROPOSTAS PELA BNCC; INVESTIGAR SOBRE A CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COM RELAÇÃO A ESTA TEMÁTICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVA CUJA METODOLOGIA CONTA COM DUAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COMPOSTAS DE CINCO PERGUNTAS ABERTAS, TENDO COMO PUBLICO ALVO UMA DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E UMA COORDENADORA PEDAGÓGICA, AMBAS DE ESCOLAS PÚBLICAS. FOI REALIZADA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A CERCA DO TEMA, ENCONTRANDO-SE, POR EXEMPLO, ARGUMENTOS FAVORÁVEIS À NOVA BASE E ARGUMENTOS OPOSTOS. A BNCC TRAZ INFLUÊNCIAS DIRETAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA COM AS MUDANÇAS NOS OBJETIVOS, PLANOS METODOLÓGICOS E PRINCIPALMENTE NO CURRÍCULO. RESSALTA-SE QUE A CONSTRUÇÃO DESSE CURRÍCULO DEVERIA CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS E NÃO EM GRUPOS RESTRITOS QUE VISAM INTERESSES PESSOAIS. NOTA-SE NOS RELATOS QUE AS POUCAS FORMAÇÕES QUE JÁ OCORRERAM SOBRE O TEMA NÃO FORAM SUFICIENTES PARA OS PROFISSIONAIS COMPREENDEREM A ESTRUTURA DA BNCC. CONCLUI-SE REITERANDO QUE AINDA NÃO É POSSÍVEL CONSTRUIR UM CURRÍCULO NACIONAL EM UM PAÍS TÃO DIVERSIFICADO GEOGRAFICAMENTE, MULTICULTURAL, COM REALIDADES ESCOLARES DISTINTAS.