ESTE ESTUDO BUSCA REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ÂMBITO ESCOLAR, TENDO COMO RECORTE
ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO INTERIOR DO CEARÁ.
ENSINAR E APRENDER A PARTIR DA LUDICIDADE É DE GRANDE VALIA NA ATUALIDADE, POIS ESTAREMOS
DESPERTANDO PRAZER PELA APRENDIZAGEM. LOGO, TEMOS POR OBJETIVO RESSIGNIFICAR O ENSINO E A
APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS AO INSERIR O LÚDICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS. NESTA EXPERIÊNCIA
TRABALHAMOS O BINGO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS, UM JOGO DIDÁTICO, ENVOLVENDO CONTEÚDOS DA
TABELA PERIÓDICA, NO QUAL UTILIZAMOS COMO REVISÃO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS ANTERIORMENTE E
AO MESMO TEMPO CONTRIBUÍSSE COM A COGNIÇÃO E CRIATIVIDADE DOS ALUNOS. OS RESULTADOS
CONSEGUIDOS DEMONSTRARAM QUE A ATIVIDADE AUXILIOU A COMPREENSÃO, NA FIXAÇÃO DOS ASSUNTOS
ABORDADOS E CONSEQUENTEMENTE MUDAMOS A IMAGEM MONÓTONA DO ATO DE APRENDER FAZENDO COM
QUE OS ALUNOS PASSEM A DEMONSTRAR INTERESSE QUANDO USAMOS AS ATIVIDADES LÚDICAS. E NESSE
ASPECTO OS ALUNOS DESTACARAM QUE COM O JOGO, SENTIRAM-SE MAIS MOTIVADOS E ATIVOS NA
APRENDIZAGEM. POR CONSEGUINTE, ESTIMULAR O ALUNO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM É NECESSÁRIO O
USO DE UMA LINGUAGEM MAIS ATRAENTE, QUE SEJA CAPAZ DE APROXIMÁ-LO O MÁXIMO POSSÍVEL DA
REALIDADE, TRANSFORMANDO OS CONTEÚDOS EM VIVÊNCIAS.