DESENVOLVER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA REQUER RESPEITAR ÀS DIFERENÇAS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS, BEM COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIVERSIFICADAS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS DISCENTES E A ELIMINAÇÃO DE SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO NA AMBIÊNCIA ESCOLAR. PORÉM, NEM SEMPRE ESSAS PRÁTICAS ESTÃO SENDO REALIZADAS, PREJUDICANDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, EM DESTAQUE OS ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/S). ENTRETANTO, É RECORRENTE A DIFICULDADE DOS EDUCADORES EM RECONHECER ESSES ESTUDANTES. FRENTE A ESTA PROBLEMÁTICA, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU COMPREENDER TEORICAMENTE OS PROCESSOS PARA O RECONHECIMENTO E A IDENTIFICAÇÃO DOS ESTUDANTES COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. QUANTO A METODOLOGIA DA PESQUISA CLASSIFICA-SE COMO BIBLIOGRÁFICA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA NUMA PERSPECTIVA SÓCIO HISTÓRICA, PARA ESSE FIM, FOI UTILIZADO A TÉCNICA DE COLETA DE DADOS EM LEITURA ANALÍTICA E CRÍTICA DA LITERATURA CONSULTADA. MEDIANTE A INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE, OBSERVA-SE A DIFICULDADE EM RECONHECER OS ALUNOS COM AH/S NAS SALAS DE AULA, EM VIRTUDE DE: A) CARÊNCIA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA DO PROFESSOR; B) FALTA DE UMA DEFINIÇÃO ÚNICA; C) HETEROGENEIDADE DAS CARACTERÍSTICAS DOS SUJEITOS COM AH/S; D) REPRESENTAÇÃO SOCIAL ERRÔNEA SOB ESSE SUJEITO; E, E) FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE CONTEMPLEM ESSE SUJEITO. DIANTE DISSO, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE DISSEMINAR A TEMÁTICA E AMPLIAR AS AÇÕES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, POIS, A IDENTIFICAÇÃO PRECOCE FACILITA SUA INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DE SUAS POTENCIALIDADES.