FREITAS, Arthur Silva et al.. O jogo lúdico frente ao ensino de química. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80908>. Acesso em: 23/12/2024 01:06
NA ATUALIDADE, OS JOGOS VÊM SENDO UTILIZADOS COMO UMA FORMA LÚDICA PARA QUE O ENSINO EM QUÍMICA FIQUE MAIS ATRAENTE, PROPORCIONANDO PARA O ESTUDANTE MOMENTOS ATRATIVOS E TOMADAS DE DECISÃO ONDE O MESMO É O PROTAGONISTA. O PRESENTE TRABALHO BUSCOU OBSERVAR COMO ESTÁ O ANDAMENTO DOS ESTUDANTES DE QUÍMICA III EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE ESTEQUIOMETRIA, APLICANDO PARA ISSO O JOGO INTITULADO QUIZ ESTEQUIOMÉTRICO VISANDO IDENTIFICAR OS PONTOS FORTES E FRACOS DOS ESTUDANTES DIANTE DO CONTEÚDO. COMO FORMA DE AVALIAR SE O JOGO TROUXE UMA EFICÁCIA POSITIVA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL DE CUNHO EXPLORATÓRIO PARA A COLETA DE DADOS. CONFORME OS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O JOGO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, TEVE UM BOM DESEMPENHO, TRAZENDO REFLEXÕES AOS DISCENTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSE MÉTODO EM SALA DE AULA E AINDA CONCILIANDO COM UM MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO, ONDE OS MESMOS PUDERAM CONSTATAR QUE JOGOS DIDÁTICOS AJUDAM NA COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS VOLTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA.