RESUMO
O PRESENTE ARTIGO OBJETIVOU ANALISAR AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) BEM COMO OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS PRÁTICAS DE
ENSINO DIANTE DA PANDEMIA - COVID-19. ESTE TRABALHO NASCE COM O INTUITO DE COMPREENDER A
PRÁTICA DOCENTE NA EJA, O QUAL FOI REALIZADO NO COMPONENTE CURRICULAR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS
E ADULTOS (EJA) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE
DE PERNAMBUCO - UFAPE. A METODOLOGIA DO PRESENTE ARTIGO FOI REALIZADA POR MEIO DA
PESQUISA QUALITATIVA, JÁ O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI O FORMULÁRIO ON-LINE
SEMIESTRUTURADO. NO REFERENCIAL TEÓRICO PROCURAMOS APRESENTAR AS BASES TEÓRICAS NAS QUAIS
FUNDAMENTAM ESTE ESTUDO. A PARTIR DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APRESENTADAS
PELOS(AS) PROFESSORES(AS) DA EJA PERCEBEMOS QUE O ENSINO REMOTO TROUXE DIVERSOS DESAFIOS E
ENTRE ELES O USO DAS TICS. A MUDANÇA BRUSCA NA ROTINA LEVOU ESTES(AS) PROFISSIONAIS A
BUSCAREM NOVAS APRENDIZAGENS QUE POSSIBILITASSE REALIZAR SUA PRÁTICA DA MELHOR FORMA
POSSÍVEL, E ALGUNS DELES(AS) PROCURARAM DIVERSIFICAR AS FERRAMENTAS QUE AUXILIAM SUA PRÁTICA
PEDAGÓGICA. ALÉM DISSO, PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO, COMO TAMBÉM COM OS(AS) ALUNOS(AS),
TENDO EM VISTA QUE ATUALIZAR-SE NA PROFISSÃO DE PROFESSOR(A) É TAMBÉM PROPORCIONAR FORMAS
DIVERSIFICADAS DE ENSINAR E APRENDER.