EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
DE PROFESSORES(AS) DA EJA E O DESAFIO DO ENSINO REMOTO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80092 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 817 "inscrito_id" => 2334 "titulo" => """ EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS \r\n DE PROFESSORES(AS) DA EJA E O DESAFIO DO ENSINO REMOTO """ "resumo" => """ RESUMO\r\n O PRESENTE ARTIGO OBJETIVOU ANALISAR AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA \r\n EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) BEM COMO OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS PRÁTICAS DE \r\n ENSINO DIANTE DA PANDEMIA - COVID-19. ESTE TRABALHO NASCE COM O INTUITO DE COMPREENDER A \r\n PRÁTICA DOCENTE NA EJA, O QUAL FOI REALIZADO NO COMPONENTE CURRICULAR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS \r\n E ADULTOS (EJA) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE \r\n DE PERNAMBUCO - UFAPE. A METODOLOGIA DO PRESENTE ARTIGO FOI REALIZADA POR MEIO DA \r\n PESQUISA QUALITATIVA, JÁ O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI O FORMULÁRIO ON-LINE \r\n SEMIESTRUTURADO. NO REFERENCIAL TEÓRICO PROCURAMOS APRESENTAR AS BASES TEÓRICAS NAS QUAIS \r\n FUNDAMENTAM ESTE ESTUDO. A PARTIR DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APRESENTADAS \r\n PELOS(AS) PROFESSORES(AS) DA EJA PERCEBEMOS QUE O ENSINO REMOTO TROUXE DIVERSOS DESAFIOS E \r\n ENTRE ELES O USO DAS TICS. A MUDANÇA BRUSCA NA ROTINA LEVOU ESTES(AS) PROFISSIONAIS A \r\n BUSCAREM NOVAS APRENDIZAGENS QUE POSSIBILITASSE REALIZAR SUA PRÁTICA DA MELHOR FORMA \r\n POSSÍVEL, E ALGUNS DELES(AS) PROCURARAM DIVERSIFICAR AS FERRAMENTAS QUE AUXILIAM SUA PRÁTICA \r\n PEDAGÓGICA. ALÉM DISSO, PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO, COMO TAMBÉM COM OS(AS) ALUNOS(AS), \r\n TENDO EM VISTA QUE ATUALIZAR-SE NA PROFISSÃO DE PROFESSOR(A) É TAMBÉM PROPORCIONAR FORMAS \r\n DIVERSIFICADAS DE ENSINAR E APRENDER. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICA DOCENTE, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA112_ID2334_29072021165559.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMYLIS JÚLIA NEVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAMYLIS NEVES" "autor_email" => "tamilisjulia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE DE PERNAMBUCO-UFAPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80092 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 817 "inscrito_id" => 2334 "titulo" => """ EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS \r\n DE PROFESSORES(AS) DA EJA E O DESAFIO DO ENSINO REMOTO """ "resumo" => """ RESUMO\r\n O PRESENTE ARTIGO OBJETIVOU ANALISAR AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA \r\n EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) BEM COMO OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS PRÁTICAS DE \r\n ENSINO DIANTE DA PANDEMIA - COVID-19. ESTE TRABALHO NASCE COM O INTUITO DE COMPREENDER A \r\n PRÁTICA DOCENTE NA EJA, O QUAL FOI REALIZADO NO COMPONENTE CURRICULAR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS \r\n E ADULTOS (EJA) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE \r\n DE PERNAMBUCO - UFAPE. A METODOLOGIA DO PRESENTE ARTIGO FOI REALIZADA POR MEIO DA \r\n PESQUISA QUALITATIVA, JÁ O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI O FORMULÁRIO ON-LINE \r\n SEMIESTRUTURADO. NO REFERENCIAL TEÓRICO PROCURAMOS APRESENTAR AS BASES TEÓRICAS NAS QUAIS \r\n FUNDAMENTAM ESTE ESTUDO. A PARTIR DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APRESENTADAS \r\n PELOS(AS) PROFESSORES(AS) DA EJA PERCEBEMOS QUE O ENSINO REMOTO TROUXE DIVERSOS DESAFIOS E \r\n ENTRE ELES O USO DAS TICS. A MUDANÇA BRUSCA NA ROTINA LEVOU ESTES(AS) PROFISSIONAIS A \r\n BUSCAREM NOVAS APRENDIZAGENS QUE POSSIBILITASSE REALIZAR SUA PRÁTICA DA MELHOR FORMA \r\n POSSÍVEL, E ALGUNS DELES(AS) PROCURARAM DIVERSIFICAR AS FERRAMENTAS QUE AUXILIAM SUA PRÁTICA \r\n PEDAGÓGICA. ALÉM DISSO, PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO, COMO TAMBÉM COM OS(AS) ALUNOS(AS), \r\n TENDO EM VISTA QUE ATUALIZAR-SE NA PROFISSÃO DE PROFESSOR(A) É TAMBÉM PROPORCIONAR FORMAS \r\n DIVERSIFICADAS DE ENSINAR E APRENDER. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICA DOCENTE, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA112_ID2334_29072021165559.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMYLIS JÚLIA NEVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAMYLIS NEVES" "autor_email" => "tamilisjulia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE DE PERNAMBUCO-UFAPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }