OS PROCESSOS QUE GIRAM NO ENTORNO DOS CONCEITOS DE GESTÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR CONTINUAM
SENDO DESAFIADORES E DE RELEVÂNCIA SINGULAR PARA A COMPREENSÃO DA ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO
EDUCATIVA, UM LUGAR QUE GERA E CONSTRÓI CONHECIMENTO, O QUE INTRINSECAMENTE ESTÁ LIGADO À FORMAÇÃO
DOCENTE E, POR EXTENSÃO, À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. A BASE, EM MEIO AOS CONFLITOS
PROVOCADOS NO ENTORNO DE SUA CRIAÇÃO, SINALIZA NA REDAÇÃO DE SUA APRESENTAÇÃO, OS ASPECTOS
CONSTITUTIVOS QUE A GESTARAM, DESCREVENDO APENAS PARTE DESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE O CAMPO DE
DISPUTAS ENGENDRADAS NÃO REPERCUTE EM SEU TEXTO. NESTA ESTEIRA, O ESTUDO ORA APRESENTADO OBJETIVA
REFLETIR SOBRE O LUGAR DA FORMAÇÃO DOCENTE E DO PAPEL DA GESTÃO EDUCACIONAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA
BNCC NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, TENDO POR REFERÊNCIA UMA AÇÃO EXTENSIONISTA
DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS, CAMPUS III/UFPB.
METODOLOGICAMENTE, ADOTAMOS A PESQUISA QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO QUE, EMBASADA PELA BASE
E AUTORES QUE TÊM CONSTRUÍDO OS DIÁLOGOS SOBRE O CAMPO CONCEITUAL DA TEMÁTICA ABORDADA. ALÉM DISSO,
UTILIZAMO-NOS DE QUESTIONÁRIOS QUE SERVIRAM PRA CONHECERMOS OS PROFESSORES EM EFETIVO EXERCÍCIO NA
GESTÃO E QUE PARTICIPAM DE NOSSO PROJETO DE EXTENSÃO, BEM COMO O QUE SABEM SOBRE A BASE. COMO
RESULTADO DE NOSSAS DISCUSSÕES ATÉ O MOMENTO, TEMOS COMPREENDIDO QUE A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
ESTÁ ACONTECENDO SIM NAS ESCOLAS E QUE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR TEM SIDO PONTO FUNDANTE PARA TAL, EM
ESPECIAL, QUANDO A GESTÃO DA ESCOLA ASSUME O PAPEL NA MEDIAÇÃO DESSE PROCESSO.