Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LUGAR DA FORMAÇÃO DOCENTE E O PAPEL DA GESTÃO EDUCACIONAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC

Palavra-chaves: BNCC, FORMAÇÃO DOCENTE, GESTÃO EDUCACIONAL, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81037
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2100
    "inscrito_id" => 8211
    "titulo" => """
      O LUGAR DA FORMAÇÃO DOCENTE E O PAPEL DA GESTÃO\r\n
      EDUCACIONAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
      """
    "resumo" => """
      OS PROCESSOS QUE GIRAM NO ENTORNO DOS CONCEITOS DE GESTÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR CONTINUAM\r\n
      SENDO DESAFIADORES E DE RELEVÂNCIA SINGULAR PARA A COMPREENSÃO DA ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO\r\n
      EDUCATIVA, UM LUGAR QUE GERA E CONSTRÓI CONHECIMENTO, O QUE INTRINSECAMENTE ESTÁ LIGADO À FORMAÇÃO\r\n
      DOCENTE E, POR EXTENSÃO, À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. A BASE, EM MEIO AOS CONFLITOS\r\n
      PROVOCADOS NO ENTORNO DE SUA CRIAÇÃO, SINALIZA NA REDAÇÃO DE SUA APRESENTAÇÃO, OS ASPECTOS\r\n
      CONSTITUTIVOS QUE A GESTARAM, DESCREVENDO APENAS PARTE DESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE O CAMPO DE\r\n
      DISPUTAS ENGENDRADAS NÃO REPERCUTE EM SEU TEXTO. NESTA ESTEIRA, O ESTUDO ORA APRESENTADO OBJETIVA\r\n
      REFLETIR SOBRE O LUGAR DA FORMAÇÃO DOCENTE E DO PAPEL DA GESTÃO EDUCACIONAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA\r\n
      BNCC NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, TENDO POR REFERÊNCIA UMA AÇÃO EXTENSIONISTA\r\n
      DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS, CAMPUS III/UFPB.\r\n
      METODOLOGICAMENTE, ADOTAMOS A PESQUISA QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO QUE, EMBASADA PELA BASE\r\n
      E AUTORES QUE TÊM CONSTRUÍDO OS DIÁLOGOS SOBRE O CAMPO CONCEITUAL DA TEMÁTICA ABORDADA. ALÉM DISSO,\r\n
      UTILIZAMO-NOS DE QUESTIONÁRIOS QUE SERVIRAM PRA CONHECERMOS OS PROFESSORES EM EFETIVO EXERCÍCIO NA\r\n
      GESTÃO E QUE PARTICIPAM DE NOSSO PROJETO DE EXTENSÃO, BEM COMO O QUE SABEM SOBRE A BASE. COMO\r\n
      RESULTADO DE NOSSAS DISCUSSÕES ATÉ O MOMENTO, TEMOS COMPREENDIDO QUE A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC\r\n
      ESTÁ ACONTECENDO SIM NAS ESCOLAS E QUE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR TEM SIDO PONTO FUNDANTE PARA TAL, EM\r\n
      ESPECIAL, QUANDO A GESTÃO DA ESCOLA ASSUME O PAPEL NA MEDIAÇÃO DESSE PROCESSO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "BNCC, FORMAÇÃO DOCENTE, GESTÃO EDUCACIONAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID8211_30092021122107.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CÁSSIA SILVA DE MACÊDO"
    "autor_nome_curto" => "ANA MACÊDO"
    "autor_email" => "anacassia0803@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81037
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2100
    "inscrito_id" => 8211
    "titulo" => """
      O LUGAR DA FORMAÇÃO DOCENTE E O PAPEL DA GESTÃO\r\n
      EDUCACIONAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
      """
    "resumo" => """
      OS PROCESSOS QUE GIRAM NO ENTORNO DOS CONCEITOS DE GESTÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR CONTINUAM\r\n
      SENDO DESAFIADORES E DE RELEVÂNCIA SINGULAR PARA A COMPREENSÃO DA ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO\r\n
      EDUCATIVA, UM LUGAR QUE GERA E CONSTRÓI CONHECIMENTO, O QUE INTRINSECAMENTE ESTÁ LIGADO À FORMAÇÃO\r\n
      DOCENTE E, POR EXTENSÃO, À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. A BASE, EM MEIO AOS CONFLITOS\r\n
      PROVOCADOS NO ENTORNO DE SUA CRIAÇÃO, SINALIZA NA REDAÇÃO DE SUA APRESENTAÇÃO, OS ASPECTOS\r\n
      CONSTITUTIVOS QUE A GESTARAM, DESCREVENDO APENAS PARTE DESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE O CAMPO DE\r\n
      DISPUTAS ENGENDRADAS NÃO REPERCUTE EM SEU TEXTO. NESTA ESTEIRA, O ESTUDO ORA APRESENTADO OBJETIVA\r\n
      REFLETIR SOBRE O LUGAR DA FORMAÇÃO DOCENTE E DO PAPEL DA GESTÃO EDUCACIONAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA\r\n
      BNCC NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, TENDO POR REFERÊNCIA UMA AÇÃO EXTENSIONISTA\r\n
      DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS, CAMPUS III/UFPB.\r\n
      METODOLOGICAMENTE, ADOTAMOS A PESQUISA QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO QUE, EMBASADA PELA BASE\r\n
      E AUTORES QUE TÊM CONSTRUÍDO OS DIÁLOGOS SOBRE O CAMPO CONCEITUAL DA TEMÁTICA ABORDADA. ALÉM DISSO,\r\n
      UTILIZAMO-NOS DE QUESTIONÁRIOS QUE SERVIRAM PRA CONHECERMOS OS PROFESSORES EM EFETIVO EXERCÍCIO NA\r\n
      GESTÃO E QUE PARTICIPAM DE NOSSO PROJETO DE EXTENSÃO, BEM COMO O QUE SABEM SOBRE A BASE. COMO\r\n
      RESULTADO DE NOSSAS DISCUSSÕES ATÉ O MOMENTO, TEMOS COMPREENDIDO QUE A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC\r\n
      ESTÁ ACONTECENDO SIM NAS ESCOLAS E QUE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR TEM SIDO PONTO FUNDANTE PARA TAL, EM\r\n
      ESPECIAL, QUANDO A GESTÃO DA ESCOLA ASSUME O PAPEL NA MEDIAÇÃO DESSE PROCESSO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "BNCC, FORMAÇÃO DOCENTE, GESTÃO EDUCACIONAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID8211_30092021122107.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CÁSSIA SILVA DE MACÊDO"
    "autor_nome_curto" => "ANA MACÊDO"
    "autor_email" => "anacassia0803@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

OS PROCESSOS QUE GIRAM NO ENTORNO DOS CONCEITOS DE GESTÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR CONTINUAM SENDO DESAFIADORES E DE RELEVÂNCIA SINGULAR PARA A COMPREENSÃO DA ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO EDUCATIVA, UM LUGAR QUE GERA E CONSTRÓI CONHECIMENTO, O QUE INTRINSECAMENTE ESTÁ LIGADO À FORMAÇÃO DOCENTE E, POR EXTENSÃO, À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. A BASE, EM MEIO AOS CONFLITOS PROVOCADOS NO ENTORNO DE SUA CRIAÇÃO, SINALIZA NA REDAÇÃO DE SUA APRESENTAÇÃO, OS ASPECTOS CONSTITUTIVOS QUE A GESTARAM, DESCREVENDO APENAS PARTE DESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE O CAMPO DE DISPUTAS ENGENDRADAS NÃO REPERCUTE EM SEU TEXTO. NESTA ESTEIRA, O ESTUDO ORA APRESENTADO OBJETIVA REFLETIR SOBRE O LUGAR DA FORMAÇÃO DOCENTE E DO PAPEL DA GESTÃO EDUCACIONAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, TENDO POR REFERÊNCIA UMA AÇÃO EXTENSIONISTA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS, CAMPUS III/UFPB. METODOLOGICAMENTE, ADOTAMOS A PESQUISA QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO QUE, EMBASADA PELA BASE E AUTORES QUE TÊM CONSTRUÍDO OS DIÁLOGOS SOBRE O CAMPO CONCEITUAL DA TEMÁTICA ABORDADA. ALÉM DISSO, UTILIZAMO-NOS DE QUESTIONÁRIOS QUE SERVIRAM PRA CONHECERMOS OS PROFESSORES EM EFETIVO EXERCÍCIO NA GESTÃO E QUE PARTICIPAM DE NOSSO PROJETO DE EXTENSÃO, BEM COMO O QUE SABEM SOBRE A BASE. COMO RESULTADO DE NOSSAS DISCUSSÕES ATÉ O MOMENTO, TEMOS COMPREENDIDO QUE A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC ESTÁ ACONTECENDO SIM NAS ESCOLAS E QUE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR TEM SIDO PONTO FUNDANTE PARA TAL, EM ESPECIAL, QUANDO A GESTÃO DA ESCOLA ASSUME O PAPEL NA MEDIAÇÃO DESSE PROCESSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.