Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS ANIMADOS, PRODUZIDOS NO SOFTWARE POWTOON, COMO AUXÍLIO DIDÁTICO NA ABORDAGEM DO ASSUNTO DE LIGAÇÕES IÕNICAS

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, TICS, POWTOON, VÍDEOS ANIMADOS, Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79717
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 383
    "inscrito_id" => 2855
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS ANIMADOS, PRODUZIDOS NO SOFTWARE POWTOON, COMO AUXÍLIO DIDÁTICO NA ABORDAGEM DO ASSUNTO DE LIGAÇÕES IÕNICAS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA INVESTIGATIVA ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE UM VÍDEO ANIMADO SOBRE LIGAÇÕES IÔNICAS, PRODUZIDO NO SOFTWARE POWTOON, EM UMA AULA DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) – CAMPUS IPANGUAÇU. O OBJETIVO É AVALIAR, A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA COMO MEDIADORA NA APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA DESTE TRABALHO APRESENTA CARÁTER EXPLORATÓRO DE NATUREZA QUALI-QUANTI E FOI DESENVOLVIDA EM QUATRO ETAPAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONSIDERANDO TRABALHOS ENCONTRADOS EM REVISTAS ELETRÔNICAS E ANAIS DE EVENTOS NA ÁREA DA QUÍMICA E EDUCAÇÃO, QUESTIONÁRIO PRÉVIO PARA CARACTERIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO, APLICAÇÃO DO VÍDEO ANIMADO SOBRE LIGAÇÕES IÔNICAS EM UMA AULA DE QUÍMICA NA TURMA DE 1A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE AGROECOLOGIA E QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO VÍDEO. MEDIANTE OS RESULTADOS OBTIDOS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O VÍDEO ANIMADO SOBRE LIGAÇÕES IÔNICAS TEVE UMA EXCELENTE ACEITAÇÃO, POR PARTE DOS ALUNOS, NO QUE DIZ RESPEITO A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA COMPREENSÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, ALÉM DE PROMOVER O AUMENTO DA DINAMICIDADE E INTERAÇÃO DURANTE A AULA, TORNANDO-A MAIS PRAZEROSA. PORTANTO, O SOFTWARE POWTOON SE APRESENTA COMO UMA EXCELENTE ALTERNATIVA NA PRODUÇÃO DE ANIMAÇÕES PARA AS AULAS DE QUÍMICA, VISTO QUE OS RECURSOS AUDIOVISUAIS PRODUZIDOS NESTE PROGRAMA ONLINE APRESENTAM ELEVADO POTENCIAL COMO MATERIAL DIDÁTICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TICS, POWTOON, VÍDEOS ANIMADOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID2855_24072021190352.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTO MARQUES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO MARQUES RODRIGUES"
    "autor_email" => "rmr.rodrigues0298@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - CAMPUS IPANGUAÇU."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79717
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 383
    "inscrito_id" => 2855
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS ANIMADOS, PRODUZIDOS NO SOFTWARE POWTOON, COMO AUXÍLIO DIDÁTICO NA ABORDAGEM DO ASSUNTO DE LIGAÇÕES IÕNICAS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA INVESTIGATIVA ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE UM VÍDEO ANIMADO SOBRE LIGAÇÕES IÔNICAS, PRODUZIDO NO SOFTWARE POWTOON, EM UMA AULA DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) – CAMPUS IPANGUAÇU. O OBJETIVO É AVALIAR, A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA COMO MEDIADORA NA APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA DESTE TRABALHO APRESENTA CARÁTER EXPLORATÓRO DE NATUREZA QUALI-QUANTI E FOI DESENVOLVIDA EM QUATRO ETAPAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONSIDERANDO TRABALHOS ENCONTRADOS EM REVISTAS ELETRÔNICAS E ANAIS DE EVENTOS NA ÁREA DA QUÍMICA E EDUCAÇÃO, QUESTIONÁRIO PRÉVIO PARA CARACTERIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO, APLICAÇÃO DO VÍDEO ANIMADO SOBRE LIGAÇÕES IÔNICAS EM UMA AULA DE QUÍMICA NA TURMA DE 1A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE AGROECOLOGIA E QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO VÍDEO. MEDIANTE OS RESULTADOS OBTIDOS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O VÍDEO ANIMADO SOBRE LIGAÇÕES IÔNICAS TEVE UMA EXCELENTE ACEITAÇÃO, POR PARTE DOS ALUNOS, NO QUE DIZ RESPEITO A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA COMPREENSÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, ALÉM DE PROMOVER O AUMENTO DA DINAMICIDADE E INTERAÇÃO DURANTE A AULA, TORNANDO-A MAIS PRAZEROSA. PORTANTO, O SOFTWARE POWTOON SE APRESENTA COMO UMA EXCELENTE ALTERNATIVA NA PRODUÇÃO DE ANIMAÇÕES PARA AS AULAS DE QUÍMICA, VISTO QUE OS RECURSOS AUDIOVISUAIS PRODUZIDOS NESTE PROGRAMA ONLINE APRESENTAM ELEVADO POTENCIAL COMO MATERIAL DIDÁTICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TICS, POWTOON, VÍDEOS ANIMADOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID2855_24072021190352.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTO MARQUES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO MARQUES RODRIGUES"
    "autor_email" => "rmr.rodrigues0298@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - CAMPUS IPANGUAÇU."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA INVESTIGATIVA ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE UM VÍDEO ANIMADO SOBRE LIGAÇÕES IÔNICAS, PRODUZIDO NO SOFTWARE POWTOON, EM UMA AULA DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) – CAMPUS IPANGUAÇU. O OBJETIVO É AVALIAR, A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA COMO MEDIADORA NA APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA DESTE TRABALHO APRESENTA CARÁTER EXPLORATÓRO DE NATUREZA QUALI-QUANTI E FOI DESENVOLVIDA EM QUATRO ETAPAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONSIDERANDO TRABALHOS ENCONTRADOS EM REVISTAS ELETRÔNICAS E ANAIS DE EVENTOS NA ÁREA DA QUÍMICA E EDUCAÇÃO, QUESTIONÁRIO PRÉVIO PARA CARACTERIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO, APLICAÇÃO DO VÍDEO ANIMADO SOBRE LIGAÇÕES IÔNICAS EM UMA AULA DE QUÍMICA NA TURMA DE 1A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE AGROECOLOGIA E QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO VÍDEO. MEDIANTE OS RESULTADOS OBTIDOS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O VÍDEO ANIMADO SOBRE LIGAÇÕES IÔNICAS TEVE UMA EXCELENTE ACEITAÇÃO, POR PARTE DOS ALUNOS, NO QUE DIZ RESPEITO A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA COMPREENSÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, ALÉM DE PROMOVER O AUMENTO DA DINAMICIDADE E INTERAÇÃO DURANTE A AULA, TORNANDO-A MAIS PRAZEROSA. PORTANTO, O SOFTWARE POWTOON SE APRESENTA COMO UMA EXCELENTE ALTERNATIVA NA PRODUÇÃO DE ANIMAÇÕES PARA AS AULAS DE QUÍMICA, VISTO QUE OS RECURSOS AUDIOVISUAIS PRODUZIDOS NESTE PROGRAMA ONLINE APRESENTAM ELEVADO POTENCIAL COMO MATERIAL DIDÁTICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.