O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA INVESTIGATIVA ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE UM VÍDEO ANIMADO SOBRE LIGAÇÕES IÔNICAS, PRODUZIDO NO SOFTWARE POWTOON, EM UMA AULA DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) – CAMPUS IPANGUAÇU. O OBJETIVO É AVALIAR, A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA COMO MEDIADORA NA APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA DESTE TRABALHO APRESENTA CARÁTER EXPLORATÓRO DE NATUREZA QUALI-QUANTI E FOI DESENVOLVIDA EM QUATRO ETAPAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONSIDERANDO TRABALHOS ENCONTRADOS EM REVISTAS ELETRÔNICAS E ANAIS DE EVENTOS NA ÁREA DA QUÍMICA E EDUCAÇÃO, QUESTIONÁRIO PRÉVIO PARA CARACTERIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO, APLICAÇÃO DO VÍDEO ANIMADO SOBRE LIGAÇÕES IÔNICAS EM UMA AULA DE QUÍMICA NA TURMA DE 1A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE AGROECOLOGIA E QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO VÍDEO. MEDIANTE OS RESULTADOS OBTIDOS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O VÍDEO ANIMADO SOBRE LIGAÇÕES IÔNICAS TEVE UMA EXCELENTE ACEITAÇÃO, POR PARTE DOS ALUNOS, NO QUE DIZ RESPEITO A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA COMPREENSÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, ALÉM DE PROMOVER O AUMENTO DA DINAMICIDADE E INTERAÇÃO DURANTE A AULA, TORNANDO-A MAIS PRAZEROSA. PORTANTO, O SOFTWARE POWTOON SE APRESENTA COMO UMA EXCELENTE ALTERNATIVA NA PRODUÇÃO DE ANIMAÇÕES PARA AS AULAS DE QUÍMICA, VISTO QUE OS RECURSOS AUDIOVISUAIS PRODUZIDOS NESTE PROGRAMA ONLINE APRESENTAM ELEVADO POTENCIAL COMO MATERIAL DIDÁTICO.