O PRESENTE TRABALHO DESCREVE RESULTADOS INICIAIS DE UMA PESQUISA, EM ANDAMENTO, QUE BUSCA IDENTIFICAR O QUE SE PUBLICOU ACERCA DA LUDICIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM EDIÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM) E ENTENDER QUE IMPLICAÇÕES TAIS PUBLICAÇÕES APRESENTARAM PARA OS MOVIMENTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. O LÓCUS DE PESQUISA, NESSE MOMENTO E PARA ESSE TRABALHO EM PARTICULAR, SÃO OS ANAIS DA X EDIÇÃO DO ENEM, PARTICULARMENTE AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS (CC) E RELATOS DE EXPERIÊNCIA (RE) PUBLICADOS. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, É REALIZADA UMA DISCUSSÃO QUE TRAZ EM SEU CERNE UM OLHAR PARA A LUDICIDADE E SUAS INTERFACES. OS DADOS ATÉ ENTÃO PRODUZIDOS, MOSTRAM QUE A QUANTIDADE DE RE QUE DISCUTEM SOBRE A LUDICIDADE É QUASE O DOBRO DAS CC; COM ISSO, ENTENDEMOS QUE OS AUTORES PODEM PERCEBER A LUDICIDADE MUITO MAIS COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO UTILIZADO PARA VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA, FAVORECENDO AS APRENDIZAGENS, DO QUE LUGAR DE PESQUISA. POR FIM, CONCLUÍMOS QUE A LUDICIDADE POSSUI IMPORTANTE PAPEL PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E CONSEQUENTEMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS POTENCIALMENTE LÚDICAS E QUE, POR ISSO, É NECESSÁRIO PENSAR O SEU LUGAR ENQUANTO ASPECTO NECESSÁRIO PARA A FORMAÇÃO, A FORMAÇÃO LÚDICA.