A HISTÓRIA DA CIÊNCIA (HC) PODE SER UTILIZADA COM FREQUÊNCIA EM AULAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS OU DA EDUCAÇÃO BÁSICAS. ELA PODE SER ENCONTRADA NOS DISCURSOS DOS DOCENTES OU NAS NARRATIVAS DE LIVROS-TEXTOS, MUITAS VEZES INDICADOS COMO BIBLIOGRAFIA BÁSICA EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS SUPERIORES. QUANDO A HC É UTILIZADA SEM QUE HAJA QUALQUER PREPARAÇÃO, ALGUMAS INADEQUAÇÕES PODEM SER PRODUZIDAS, COMO AS PSEUDO-HISTÓRIAS. NESSE ARTIGO, APRESENTAMOS OS RESULTADOS ALCANÇADOS POR SILVA (2021) EM SUA PESQUISA DE MESTRADO, NA QUAL O PESQUISADOR ANALISOU LIVROS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA, REALIZANDO UMA PESQUISA DOCUMENTAL A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, CONSIDERANDO O DEBATE ENTRE EPR (PARADOXO EPR) E BOHR SOBRE A COMPLETUDE DA MECÂNICA QUÂNTICA. COMO RESULTADO, SILVA (2021) AFIRMOU QUE A MAIORIA DOS LIVROS APRESENTAM NARRATIVAS PSEUDO-HISTÓRICAS, HAVENDO A NECESSIDADE DE SUA COMPLEMENTAÇÃO COM MATERIAL DE HISTORIOGRAFIA ADEQUADO. NÃO FOI RECOMENDADA A SUBSTITUIÇÃO COMPLETA DESSES LIVROS, POIS O OBJETIVO DE UTILIZAÇÃO DA HC NÃO É DE FORMAR HISTORIADORES DA CIÊNCIA, MAS DE AMPLIAR AS VISÕES E CRÍTICAS SOBRE OS ACONTECIMENTOS EM TORNO DE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E AGUÇAR A CRÍTICA DOS ESTUDANTES.