O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DA NOSSA ATUAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DO CURSO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA. OBJETIVA-SE RELATAR NOSSA EXPERIÊNCIA NO PRIMEIRO MÓDULO, ENTRE OUTUBRO DE 2020 E MARÇO DE 2021, QUE COMPREENDEU TANTO FORMAÇÕES TEÓRICAS E ESTUDOS DIRIGIDOS, PROMOVIDAS PELA COORDENAÇÃO GERAL DO PRP DA URCA E DO NÚCLEO DE HUMANAS, COMO A AMBIENTAÇÃO ESCOLAR E OBSERVAÇÕES DE AULAS REMOTAS DE HISTÓRIA NA ESCOLA-CAMPO (UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO) SITUADA NA ZONA URBANA DA CIDADE DE CRATO, CEARÁ. FAZ-SE USO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DA PESQUISA DOCUMENTAL E PESQUISA DE CAMPO REGISTRADAS EM UM DIÁRIO DE BORDO. ENTENDE-SE QUE A EXPERIÊNCIA CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA A APROXIMAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, O FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, ALÉM DO ENRIQUECIMENTO DE NOSSA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, PERMITINDO O CONTATO COM AS DIVERSAS NUANCES QUE COMPÕEM A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E O PRÓPRIO ENSINO DE HISTÓRIA.