A TRANSIÇÃO QUASE QUE IMEDIATA DOS AMBIENTES EDUCACIONAIS PRESENCIAIS PARA OS VIRTUAIS, A PARTIR DO ISOLAMENTO SOCIAL OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19, FOI A SOLUÇÃO ENCONTRADA PARA QUE A EDUCAÇÃO NÃO PARASSE E APRESENTOU LIMITES E POSSIBILIDADES. ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS SOBRE O IMPACTO DAS AULAS REMOTAS, APLICADAS ON-LINE NESSE MOMENTO EM SUA APRENDIZAGEM E NO FUTURO DA UNIVERSIDADE. ESTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR A RELAÇÃO PROFESSOR/ESTUDANTE E A INCORPORAÇÃO DE CULTURA DIGITAL NA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DISCENTE, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ON-LINE REALIZADO NA PLATAFORMA GOOGLE® FORMS CONTENDO 60 PERGUNTAS E TEVE 726 RESPONDENTES. OS RESULTADOS APONTAM QUE, APESAR DA INSEGURANÇA, EXISTE UMA NECESSIDADE DA INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO PRESENCIAL. NO ENTANTO, PERCEBE-SE AINDA A URGÊNCIA DE UMA MUDANÇA DE MENTALIDADE EM QUE PROFESSORES E ESTUDANTES POSSAM INCORPORAR A CULTURA DIGITAL NAS FORMAS DE APRENDER E ENSINAR PARA PROMOVER UMA INTEGRAÇÃO EFETIVA DO USO DE TECNOLOGIAS COM INTENCIONALIDADE NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM.