O ESTUDO OBJETIVA ELABORAR ALGUMAS SIGNIFICAÇÕES EDUCATIVAS SOBRE A DEFICIÊNCIA E A EXPRESSIVIDADE CORPORAL NO CINEMA, BEM COMO ELABORAR PROPOSIÇÕES EDUCATIVAS QUE CONTRIBUAM PARA RESSIGNIFICAÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE CORPO E DEFICIÊNCIA, DANDO VISIBILIDADE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO. O TRABALHO ADOTA A ABORDAGEM METODOLÓGICA DA FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY(1999), REALIZANDO A DESCRIÇÃO E REDUÇÃO INTERPRETATIVA DO FILME EXTRAORDINÁRIO. A SUA FENOMENOLOGIA, BUSCA INTERPRETAR A CORPOREIDADE VIVIDA COMO HISTORICIDADE, AS AFECÇÕES, AS EMOÇÕES, AS EXPERIÊNCIAS, INCLUINDO O MUNDO CULTURAL, A ABERTURA PARA ESSE CONJUNTO DE INFORMAÇÕES E DE EXPRESSÕES COMO ARTES, CIÊNCIAS E HISTÓRIA. A PELÍCULA DESTACA OS DESAFIOS ENFRENTADOS DO CORPO DEFICIENTE E SUA RELAÇÃO COM O MUNDO NUMA PERSPECTIVA DA HISTORICIDADE, TRAMAS, DRAMAS E AS EXPRESSÕES DA LINGUAGEM DO CORPO, CONTANTO A HISTÓRIA DE AUGUST PULLMAN UM MENINO DE 10 ANOS QUE NASCEU COM UMA DEFORMIDADE CRANIOFACIAL EXTREMAMENTE RARA, A SÍNDROME DE TREACHER COLLINS. O CORPO COM DEFICIÊNCIA PASSA POR PROCESSOS DE ACEITAÇÃO/REJEIÇÃO DE SUA CONDIÇÃO EXISTENCIAL, POIS ESTÁ INTIMAMENTE LIGADO À PERCEPÇÃO. NO DECORRER DO FILME, A REJEIÇÃO DO CORPO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, QUE É ESTIGMATIZADO COM O PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO, VIVENCIADOS INICIALMENTE NA ESCOLA. POR FIM, COMPREENDEMOS QUE, ATRAVÉS DESTA PELÍCULA, O EXERCÍCIO EDUCATIVO DE OLHAR E APRECIAR AS PRODUÇÕES, CONTRIBUI PARA AMPLIARMOS E RECONHECERMOS ASPECTOS EDUCATIVOS IMPORTANTES PARA ABORDAR A INTERCORPOREIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, NUMA TEMÁTICA MAIS HUMANA.